
Receitas com óleos essenciais para cabelo
Que tal conferir receitas com óleos essenciais para cabelo que vão te surpreender? Confira e aproveite!

Quem aí não gosta de receitas? E hoje você vai conferir receitas com óleos essenciais para cabelo. Eu sou apaixonada por óleos essenciais, e a aromaterapia nos permite criar muitas receitinhas com óleos essenciais que são realmente eficazes e saudáveis. E com isso, podemos ter várias opções e aproveitar cada uma delas para cuidar de nossas madeixas.
Receitas que podem ser destinadas para diversos fins, de culinária até mesmo medicinais, mas hoje nosso foco são as receitas com óleos essenciais para cabelo, isso mesmo cabelo capa de revista. Tenho certeza que você vai adorar. Vem conferir!
Óleos essenciais para cabelo
Você já deve ter usado algum produto que continha óleos essenciais para cabelo em suas hidratações e cuidados capilares. E pode ser que você os usou sem saber, é muito comum hoje em dia sua utilização na composição de shampoos e máscaras capilares. Mas existe uma grande diferença em usar o óleo essencial quando ele vem embutido em um produto industrializado e usá-lo de forma pura em uma receita caseira.
Certamente a segunda opção (receitas com óleos essenciais para cabelo), vai garantir que todas as propriedades do produto sejam preservadas e dessa forma você consegue aproveitar melhor seus benefícios e resultados. Eu amo usar receitas com óleos essenciais em meus cabelos.
Eles além de ter um ótimo cheiro também nutrem, fortalecem, hidratam, equilibram os hormônios, previnem a perda de cabelo e eliminam a caspa. Para que as receitas com óleos essenciais desempenhem seu papel com eficácia é preciso ficar de olho na qualidade do produto para que ele seja o mais puro possível.
Veja ainda: Hidroquinona para que serve
Mulher fazendo hidratação no cabelo com óleos essenciais
Receitas com óleos essenciais, anote a sua favorita
Abaixo você vai conferir algumas receitas com óleos essenciais para cabelo que podem fazer maravilhas em suas madeixas:
Para cabelos secos
- 6 gotas de óleo essencial de cedro
- 4 gotas de óleo essencial de lavanda
- 2 gotas de óleo essencial ou gerânio
- 2 gotas de óleo essencial patchouli
- 1 colher de sopa de óleo de coco (carreador)
Aplique essa misturinha do couro cabeludo até as pontas enluvando mecha por mecha bem delicadamente. Deixe agir por 60 a 90 minutos, após isso enxágue com bastante água.
Para usar no couro cabeludo oleoso
- 6 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
- 4 gotas de óleo essencial de limão
- 2 gotas de óleo essencial de lavanda
Faça aplicação de 1 colher de chá diluída com um óleo carreador no couro cabeludo e esfregue vigorosamente por 2 a 3 minutos. Deixe agir por 60 a 90 minutos. Então, enxágue com bastante água.
Contra queda de cabelo
- 10 gotas de cedro
- 10 gotas de sândalo
- 10 gotas de lavanda
- 8 gotas de alecrim
- 1 gota de zimbro
Maneiras de utilizar a receita:
- Dilua a mistura com um óleo transportador e massageie 1 colher de chá no couro cabeludo vigorosamente por 2 a 3 minutos. Depois enxague.
- Dilua 5 gotas da mistura dos óleos essenciais com 20 gotas de óleo carreador. Massageie no couro cabeludo. Deixe durante a noite enquanto você dorme.
- Junte 10 gotas dos óleos essenciais escolhidos a 1 colher de chá de óleo de coco e massageie o couro cabeludo. Deixe agir durante a noite.
Para fortalecer cabelos quebradiços
- 5 gotas de óleo essencial de lavanda
- 5 gotas de incenso sagrado ou incenso
- 2 gotas de sálvia sclareia
- 3 gotas de eucalipto azul
- 1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta
Misture os óleos essenciais a uma colher de sopa de um óleo carreador ou transportador. Passe nos cabelos enluvando por mecha. Deixe agir por 2hs. Depois enxague com bastante água.
Para ter mais brilho e acelerar o crescimento dos fios
- 4 gotas de óleo essencial de alecrim
- 4 gotas de óleo essencial de tomilho
- 4 gotas de óleo essencial de lavanda
- 4 gotas de óleo de cedro
- 2 gotas de incenso sagrado ou incenso
Dilua os óleos essenciais em um óleo carreador e massageie 1 colher de chá no couro cabeludo vigorosamente por 2 a 3 minutos, em seguida enxague. Coloque em uma vasilha 5 gotas dos óleos essenciais com 20 gotas de óleo transportador. Massageie no couro cabeludo. Deixe durante a noite enquanto você dorme.
Veja também: Creme antienvelhecimento que ajudam sua pele

Receitas com óleos essenciais para eliminar a caspa
- 5 gotas de óleo essencial de limão
- 2 gotas de óleo essencial de lavanda
- 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
- 1 gota de óleo essencial de alecrim
Dilua essa mistura em um óleo carreador tais como o óleo de jojoba ou de coco, esfregue no couro cabeludo e deixe agir enquanto dorme, enxágue no dia seguinte. Em pouco tempo você vai perceber a melhora e o fim das caspas.
Principais óleos essenciais para cabelo
Aqui abaixo deixamos uma lista completa dos principais óleos essenciais para cabelo, faça suas próprias misturas:
- Óleo essencial de Alecrim
- Hortelã-pimenta
- Ylang Ylang
- Lavanda
- Cedro (couro cabeludo seco e queda de cabelo)
- Melaleuca
- Manjerona
- Sálvia
- Tomilho
- Limão
Óleo essencial de alecrim estimulante
O óleo essencial de alecrim é um excelente estimulante dos folículos pilosos e isso favorece o crescimento saudável do cabelo. É rico em antioxidantes o que ajudam a eliminar os radicais livres, e esses são responsáveis pelo envelhecimento, bem como a queda capilar.
Ajuda no fortalecimento mantendo os fios saudáveis. Outro grande benefício do óleo de alecrim é sua eficácia na eliminação da caspa, oleosidade, coceira e também irritação do couro cabeludo.
Óleo essencial de hortelã-pimenta
Os óleos essenciais para cuidar dos cabelos são muitos, no entanto, um dos mais potentes que existem é o óleo essencial de hortelã pimenta. Inúmeros são seus benefícios, ele é uma potência de nutrientes, minerais e alguns ácidos graxos; um grande aliado para o tratamento dos cabelos.
Ele é excelente para estimular o fluxo de sangue e com isso melhorar o desempenho do crescimento dos fios capilares. Tem propriedades antissépticas e antimicrobianas que ajudam a manter o couro cabeludo limpo e saudável, melhorando a caspa, além de ser eficiente para a queda de cabelo.
Óleo essencial de Ylang Ylang
Quando se fala em cuidado com a beleza dos cabelos, o óleo essencial de ylang ylang tem uma participação especial. O mesmo nutre os folículos melhorando o crescimento dos cabelos. Ajuda a equilibrar o couro cabeludo oleoso, normaliza a produção de sebo. As propriedades antissépticas e tônicas naturais deste óleo também ajudam a manter o couro cabeludo mais saudável.
Veja agora: Máscaras caseiras para hidratar o cabelo
Óleo essencial de Lavanda
Considerado o mais querido dos óleos essenciais, pelo menos por mim, rs. O óleo essencial de lavanda é muito versátil, e na aromaterapia é usado como auxiliar no tratamento como um remédio popular e também para dar um Up nos fios capilares. Assim como outros óleos essenciais que podem ser usados para cuidar da beleza das madeixas.
Ele é perfeito para equilibrar os óleos naturais do couro cabeludo, além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antimicrobianas que ajudam no tratamento da caspa seca. Eficiente para nutrir o couro cabeludo, proporcionando alívio de condições inflamatórias entre outros.
Óleo de cedro
O óleo de cedro é um forte aliado, ele ajuda a regular o couro cabeludo quando este é muito seco ou muito oleoso e ainda é ótimo para equilibrar o pH. Age estimulando os folículos pilosos e também melhorando o desempenho do crescimento. Esse óleo é muito usado para tratar a caspa, pois é antisséptico e tem ação adstringente.
Existem inúmeros óleos essenciais que são utilizados na aromaterapia para acelerar o crescimento dos cabelos, combater a queda capilar, eliminar a caspa, diminuir a oleosidade excessiva e claro fortalecer os cabelos:
- O óleo essencial de melaleuca ajuda a tratar as condições inflamatórias do couro cabeludo.
- O óleo essencial de manjerona combate é ótimo para fortalecer os fios.
- O óleo essencial de sálvia combate a caspa e deixa os fios mais fortes.
- O óleo essencial de tomilho é anti séptico, estimula o fluxo sanguíneo e revigora couro cabeludo diminuindo a perda dos fios.
- O óleo essencial de limão purifica e melhora a oleosidade.
Óleos essenciais para cabelo no dia a dia
Os óleos essenciais são altamente puros e concentrados: eles são muito fortes e não devem ser utilizados diretamente no tratamento dos cabelos. Devem ser diluídos em óleos vegetais (óleos carreadores), máscara capilar, shampoo e em máscaras com argila. Podem ainda ser diluídos em água, chás a base de plantas, extratos glicólicos, hidrolatos (destilado herbal) e água floral.
Abaixo você vai conferir várias receitas com óleos essenciais para cabelo, encontre a sua e deixe suas madeixas lindas e saudáveis.
Massagem Capilar com Óleo Vegetal
Existem inúmeros óleos vegetais que podem ser utilizados para tratar o couro cabeludo. Para fazer massagem capilar, escolha seu óleo essencial e coloque 3 gotas em uma colher de sopa (10ml) de óleo vegetal de sua escolha. Passe a mistura no couro cabeludo, massageie delicadamente e deixe agir por 1 hora. Em seguida, lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador de costume.
Usando óleo essencial no Shampoo
Uma das formas de aproveitar os benefícios dos óleos essenciais para tratar os cabelos é usá-los no shampoo para enriquecer e fornecer propriedades nutritivas. É recomendado usar um shampoo neutro. Para cada 100ml de shampoo neutro acrescente 20 gotas de óleo essencial de sua escolha. Após misture bem e armazene em embalagem escura e de vidro e, isso ajuda manter as propriedades dos óleos essenciais.
Óleo essencial na Máscara de tratamento capilar
Após usar óleos essenciais para cabelo, deve-se lavar os cabelos com shampoo. É interessante retirar todo excesso de água com uma toalha felpuda. Escolha a máscara capilar, separe a quantidade ideal de máscara que vai usar (para o couro cabeludo e cabelos), junte 5 gotas do seu óleo essencial preferido. Misture e passe em todo o couro cabeludo e nos fios; deixe agir conforme a indicação do fabricante da máscara e em seguida enxágue os cabelos.
Óleo essencial na Máscara de Argila
Além das formas dos óleos essenciais que citamos acima para deixar suas madeixas lindas e saudáveis, eles também podem ser adicionados na argiloterapia capilar. Para isso, prepare um creme misturando água e a argila: então adicione 3 gotas de óleo essencial de sua escolha, misture bem e passe em todo couro cabeludo. Após isso, espere agir por 20 minutos e em seguida lave seus cabelos com shampoo e condicionador de costume.
Considerações sobre os óleos essenciais para cabelo
Incluir óleos essenciais em sua rotina de cuidados com os cabelos é essencial para a saúde dos fios. Outros cuidados como evitar excesso de água com muito cloro também influencia. Espero que esse artigo tenha sido útil para te ajudar a descobrir toda a versatilidade que os óleos essenciais possuem e podem ser utilizados no seu dia a dia.
Espero que tenha gostado do conteúdo Receitas com óleos essenciais para cabelo
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Beleza separados exclusivamente para você :)
Deixe um comentário
Mais histórias no MoeBrasil