Como cuidar dos cabelos: Confira 10 Óleos Essenciais Incríveis

Confira como cuidar dos cabelos com ajuda dos óleos essenciais. Você vai se apaixonar!

como cuidar dos cabelos

Você quer saber como cuidar dos cabelos com óleos essenciais. Eles são extraídos das folhas, raízes e flores de variadas plantas através de métodos como evaporação ou destilação. Com suas propriedades benéficas e capacidades aromáticas, possuem inúmeros benefícios para a saúde e também cuidados com a beleza.

Diferentes óleos que podem fazer de quase tudo, desde ajudar o cabelo a crescer com mais força como também ter mais brilho. São utilizados há milhares de anos como uma opção de cuidados com a beleza, tratamentos alternativos, orientais e homeopáticos, devido à sua excelente eficácia e ainda baixos riscam de efeitos colaterais. Vamos conferir abaixo os óleos essenciais para cuidar dos cabelos.

Comece por aqui!

Como cuidar dos cabelos com óleos essenciais

Sabemos que a beleza feminina é essencial, e nesse caso, o cabelo requer muito zelo e cuidado, ter um lindo cabelão hidratado para dar inveja, precisa de muito trato e constância. Nas perfumarias e lojas de produtos de beleza, existe uma infinidade de produtos de excelentes qualidades, mas, os óleos essenciais que você vai conferir aqui, irá te deixar de queixo caído com seus resultados.

Lembrando sempre que é preciso optar pela maior qualidade desses óleos e ainda saber como fazer uso dos mesmos corretamente, então vamos entender mais desse assunto.

 

como cuidar dos cabelos
Mulher colocando óleo essencial na palma da mão para passar nos cabelos

1. Óleo Essencial de Lavanda

Para acelerar o crescimento dos cabelos, o mais indicado é o óleo essencial de lavanda. Esse óleo tem propriedades que podem estimular o crescimento das células e restringir o esgotamento físico, e isso faz parte do processo de crescimento capilar. Além disso, esse óleo tem propriedades antimicrobianas e antibacterianas, que ajudam a melhorar a saúde do couro cabeludo.

Como usar: Misture várias gotas de óleo essencial de lavanda em 3 colheres de sopa de óleo veicular, como azeite de oliva ou óleo de coco derretido, e aplique-o diretamente no couro cabeludo. Deixe-o agir por pelo menos 10 minutos antes de lavá-lo e lavar como faria normalmente. Para ter um melhor resultado você pode fazer isso várias vezes por semana.

2. Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta

Ao fazer uso do óleo essencial de hortelã-pimenta, é preciso saber que às vezes pode causar uma sensação de frio e formigamento ao ainda aumentar a circulação na área capilar onde foi aplicado. E isso pode ajudar a proporcionar o crescimento do cabelo durante a fase anágena (é a fase da produção do fio de cabelo ou de crescimento).

Para usar: Basta misturar 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta com o óleo veicular de sua escolha. Massageie muito bem o couro cabeludo e deixe agir por 5 minutos antes de lavar completamente com shampoo e condicionador de seu gosto.

3. Cuidar dos cabelos com Óleo Essencial de Cedro

Testes realizados afirmam que o óleo essencial de cedro é excelente para promover o crescimento do cabelo e também reduz a queda, além disso, trabalha equilibrando as glândulas produtoras de óleo no couro cabeludo. Portanto, esse óleo tem propriedades antifúngicas e antibacterianas, que podem agir e contribuir para eliminar a caspa ou queda de cabelo.

Para cuidar dos cabelos com o mesmo misture algumas gotas com 2 colheres de sopa de um óleo carreador de sua escolha. E após faça massagem no couro cabeludo e aguarde agir por 10 minutos antes de lavá-lo. Não é muito comum encontrar esse óleo essencial de cedro em supermercados, sendo mais vendido em lojas de produtos naturais.

4. Óleo de Extrato Vegetal de Cavalinha

Saiba que o óleo vegetal de cavalinha não é óleo essencial e sim óleo de extrato. Ele contém sílica, que é essencial para combater a queda e acelerar o crescimento do cabelo com mais força, além de reduzir ou até eliminar a caspa.

Também age com eficácia como tratamento tópico, que pode ajudar a aumentar a circulação no couro cabeludo e ter os mesmos benefícios que o comprimido oral. Você pode adquiri-lo online ou em sua loja de alimentos natural mais próxima. Siga as instruções do fabricante. Ele pode ser adicionado ao shampoo ou massageado diretamente no couro cabeludo.

Veja também: Aloe vera para que serve: como usar e benefícios

5. Óleo Essencial de Tomilho

O óleo essencial de tomilho também ajuda a promover o crescimento sadio do cabelo, estimulando o couro cabeludo e agindo contra a queda capilar. Assim como o óleo de cedro, o óleo de tomilho é muito indicado para tratamento de alopecia. O tomilho é um óleo forte, mesmo entre os outros óleos essenciais.

Para usar: Coloque apenas 2 pequenas gotas em 2 colheres de sopa de óleo veicular antes de aplicá-lo diretamente no couro cabeludo. Deixe agir por cerca de 10 minutos e depois lave com água em abundância.

6. Óleo essencial de Ylang-Ylang para cuidar dos cabelos

O óleo essencial de ylang ylang não é indicado para cabelos oleosos, ele funciona melhor em cabelos com o couro cabeludo seco, pois ele pode estimular a produção de sebo, necessário para cabelo com essa característica . Suas propriedades trazem restauração para a textura dos fios.

Misture 5 gotas dele com 2 colheres de sopa de óleo vegetal de coco ou de semente de uva. Massageie-o no couro cabeludo e envolva a cabeça com uma toalha quente. Aguarde por 30 minutos antes de lavá-lo. O Ylang Ylang tem opções tais como shampoos ou cremes.

como cuidar dos cabelos
Mulher com cabelos molhados para passar óleo essencial

7. Óleo Essencial de Alecrim

Excelente para melhorar a espessura e também o crescimento capilar, o óleo essencial de alecrim é uma ótima escolha graças à sua capacidade de melhorar a geração celular. O óleo de alecrim tem um desempenho tão bom quanto o tão conhecido Minoxidil. Pois é um tratamento comum para o crescimento do cabelo e o melhor com menos coceira no couro cabeludo.

Para usar basta misturar várias gotas de óleo de alecrim com azeite ou óleo de coco e aplique no couro cabeludo. Deixe agir por pelo menos 10 minutos antes de lavar com shampoo. Fazendo esse processo duas vezes por semana já obtém os resultados.

8. Óleo Essencial de Capim-limão

Todos sabem que a caspa pode ser um problema doença comum e que traz grande incômodo. E ter um couro cabeludo saudável e sem caspas é essencial para a vida do cabelo. O óleo essencial de capim-limão é um tratamento eficaz para eliminar a caspa. Esse óleo para ter mais eficácia deve ser usado diariamente.

Misture algumas gotas do óleo essencial de capim-limão em seu shampoo ou condicionador de preferência e certifique-se de massagear muito bem o couro cabeludo. O uso durante algum tempo já irá mostrar a eficácia deste óleo.

9. Sálvia para deixar os fios mais fortes

Saiba como cuidar das madeixas usando o óleo essencial de sálvia sclarea. O mesmo contém acetato de linalol que é importante para o crescimento do cabelo. Isso aumenta a resistência dos fios diminuindo a quebra dos mesmos.

Como usar: Adicione 3 gotas de óleo de sálvia sclarea em seu condicionador ou com 1 colher de sopa de óleo carreador. Se usar diariamente, enxágue após 2 minutos, mas se for duas vezes por semana, deixe por 10 minutos.

10. Óleo de Abacate - Hidrata e ajuda no crescimento dos fios

Para hidratar e acelerar o crescimento dos fios, o óleo de abacate é um dos queridinhos e recomendados. E para obter ótimos resultados é muito fácil, basta aplicar óleo de abacate no comprimento dos fios e também no couro cabeludo, massageando com cuidado. Usando o topicamente, vai proteger o folículos capilares, principalmente com relação às alterações do clima, que todas sabemos que interfere nos fios.

Cuidar dos cabelos com óleos essenciais e possíveis riscos

Após a aplicação e uso dos óleos essenciais na hora de cuidar dos cabelos fique atenta, pois em caso de irritação ou riscos de alergia na pele, deve-se suspender o uso e procurar solucionar o problema.

Isso é especialmente comum quando um óleo essencial é aplicado diretamente na pele, por isso é vital sempre usar um óleo carreador para diluí-lo. No entanto, as reações alérgicas podem ser mais comuns em pessoas com pele sensível ou que têm alergia a algum tipo de óleo essencial.

Os sintomas de irritação da pele incluem:

  • Dermatite na pele
  • Sentir queimação, desconforto ou formigamento doloroso
  • Vermelhidão na área afetada

Os sinais de uma reação alérgica incluem:

  • Dermatite severa
  • Erupções cutâneas com bolhas
  • Pode causar dificuldade para respirar
  • Inchaço da língua ou estreitamento da garganta

Recomenda-se apenas que adolescentes e adultos devem fazer uso dos óleos essenciais para cuidar dos cabelos. Portanto, para que seu filho menor (criança) também venha fazer uso dos óleos essenciais, pergunte primeiro ao pediatra se é seguro, evitando assim sofrimentos desnecessários. Assim como se faz quando se utiliza tinturas capilares, lembre-se de testar uma pequena quantidade na pele antes de fazer toda a aplicação.

Espero que tenha gostado do conteúdo Como cuidar dos cabelos: Confira 10 Óleos Essenciais Incríveis
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Beleza separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

Go up