Óleo Essencial de Ylang Ylang e seus Poderosos Benefícios

O óleo essencial de Ylang Ylang é maravilhoso, rico em propriedades. Vem conferir seus poderosos benefícios.

Provavelmente você já usou o óleo essencial de Ylang ylang sem saber, porque ele é muito usado como notas em perfumes, um ótimo exemplo é o famoso Chanel Numero 5. O ylang ylang é uma flor amarela que nasce em uma árvore chamada Cananga. Portanto essa flor é facilmente encontrada em países ao redor do Oceano Índico, como, Indonésia, Filipinas, Malásia, Índia e Austrália.

É feito por destilação a vapor. Seu perfume é intenso, aromático, frutado, floral e rico. Esse óleo é altamente concentrado e puro, possui inúmeros benefícios, com certeza depois de conhecer e usar, você vai se apaixonar por mais esse delicioso óleo essencial. Vamos conferir?

Comece por aqui!

Conheça o poder do Óleo essencial de Ylang Ylang

O óleo essencial de ylang ylang é um dos mais marcantes que existe, entretanto a sua versão mais sutil é conhecida como óleo de Cananga, o mesmo é muito utilizado em produtos cosméticos tais como: cremes, sabonetes e colônias. Esse maravilhoso óleo não serve somente para aromatizar cosméticos e perfumes, suas propriedades são muito versáteis e seus benefícios vão além. Vamos conhecê-los!

Aromaterapia

Muito utilizado na aromaterapia já que seus benefícios são comprovados. A aromaterapia utiliza os óleos essenciais para ajudar melhorar a vida através das propriedades terapêuticas dos mesmos. O óleo essencial de Ylang Ylang ajuda melhorar o humor, diminui o estresse e a ansiedade, podendo ser feito uma massagem.

Tem ainda muita eficácia nos problemas abaixo relacionados:

Usos Indicados

  • Baixa a pressão arterial
  • Diminui a frequência cardíaca
  • Estimula a produção de óleo na pele e no couro cabeludo
  • Repele insetos voadores e mata larvas de insetos
  • Sedativo
  • Afrodisíaco
  • Ótimo para o sistema nervoso

Conhecido como afrodisíaco, algumas pessoas usam o ylang ylang também para estimulação sexual. Ele tem um histórico muito positivo de uso como tratamento tradicional para doenças como:

Veja ainda: Óleo essencial de alecrim e seus benefícios

óleo essencial de Ylang Ylang
Frasco com óleo essencial de Ylang Ylang

Benefícios do Óleo essencial de Ylang Ylang

Outros benefícios comprovados e alguns usos indicados, por exemplo:

  • Aumenta a autoestima e reduz a ansiedade quando aplicado na pele ou inalado. O efeito benéfico do mesmo também foi comprovado na melhora do humor.
  • Inalação com óleo essencial de ylang ylang é calmante e sedativo, dessa forma reduz as taxas de pressão arterial, bem como a frequência cardíaca em pessoas saudáveis.
  • Tem como principal componente o linalol, um composto rico em propriedades antifúngicas, antibacterianas,  e anti-inflamatórias. Age com eficácia na redução de Candida.
  • O óleo essencial de ylang ylang é popularmente usado para auxiliar no tratamento de asma.
  • Atua como aliado para tratar os sintomas da malária em países da Ásia.
  • Ylang ylang é conhecido como afrodisíaco, dessa forma é usado como um remédio popular para aumentar o desejo sexual.

Veja também: O que são óleos essenciais e para que serve

Efeitos colaterais de Ylang Ylang

Ylang ylang contém vários alérgenos, por isso é preciso ter cuidado ao utilizar, assim como outros óleos essenciais, evitando reações alérgicas como dermatite e eczemas. Portanto, muito cuidado ao aplicar óleo essencial de ylang ylang diretamente na pele. Ele deve ser misturado com um óleo carreador e deve ser feito o teste de sensibilidade no corpo, rosto ou couro cabeludo.

Se você tem pet em casa, é importante lembrar que o óleo de Ylang ylang pode ser tóxico para cães e gatos. Evite aplicar topicamente no pelo, pele ou patas do seu animal de estimação e certifique-se de não usá-lo onde o animal possa inalar ou lamber.

Ele também é considerado seguro quando usado como aditivo alimentar. No entanto, se você é alérgico a seus ingredientes, é melhor evitá-lo.

Como usar o Óleo essencial de Ylang ylang

O óleo essencial de ylang ylang, assim como outros óleos, deve ser misturado com um óleo carreador para evitar possíveis alergias. Geralmente é utilizado topicamente, em difusão e massagens. Ele é excelente para ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo e assim promover a produção de óleo reduzindo o ressecamento. Como ele possui muitos alérgenos, sempre faça o teste de sensibilidade 24 horas antes de usar.

  • Sempre use um óleo carreador. Adicione uma gota de óleo essencial para cada colher de chá de óleo base.
  • Armazenamento adequado. Todo óleo essencial deve ser armazenado em um recipiente de vidro âmbar em local fresco e escuro.
  • Qualidade do seu óleo. O óleo essencial de Ylang ylang tem um longo prazo de validade, então você pode armazena-lo por um ano ou mais. Porém, observe sempre e nunca use um óleo que tenha expirado ou com odor alterado.
  • Use em um difusor. Ele é excelente para ser usado como um tratamento de aromaterapia usando um difusor e harmonizando o ambiente.

Contraindicações

Apesar de ser uma alternativa de tratamento natural, é preciso tomar alguns cuidados com o uso de alguns óleos essenciais. O excesso pode causar dores de cabeça e náuseas,  irritando peles já sensíveis ou inflamadas. Como se trata de um óleo extremamente concentrado, a diluição é essencial e a sua dosagem deve ser baixa, uma ou duas gotas geralmente são suficientes para sua utilização.

O óleo essencial de ylang ylang não é considerado tóxico e é permitido aplicá-lo em crianças. Mas atenção! Neste último caso, busque a orientação de um especialista. Em caso de gravidez, é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de utiliza-lo, o mesmo se aplica em caso de amamentação ou medicamentos contínuos.

Veja mais: Óleos essenciais e suas funções

Sempre alerto aqui no blog que os óleos essenciais são puros e altamente concentrados, por essa razão, o uso dos mesmos deve sempre ter a orientação de um especialista em aromaterapia. É importante ainda, que sempre antes da utilização dos óleos se faça um teste de sensibilidade para evitar problemas desnecessários tais como possíveis alergias. Por último, alguns óleos essenciais antes de serem usados devem ser diluídos em um óleo carreador.

Mantenha o óleo essencial longe dos olhos para evitar irritação e coceira e deixe-o fora do alcance de crianças e animais de estimação. Espero que esse artigo tenha te ajudado a conhecer um pouco mais sobre o óleo essencial de ylang ylang e seus benefícios. Se quiser saber mais sobre óleos essenciais continue nos acompanhando através de nossas redes sociais.

Espero que tenha gostado do conteúdo Óleo Essencial de Ylang Ylang e seus Poderosos Benefícios
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Óleos Essenciais separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × um =

Go up