Óleo essencial de lavanda para que serve? O óleo essencial de lavanda é um dos mais queridinhos da família dos óleos essenciais, acredito que seja um dos mais utilizados. É popular, versátil e muito utilizado na aromaterapia. Vamos conferir a seguir, para que serve, seus benefícios e ainda se ele ajuda a dormir melhor.
Como você vai ler abaixo, o óleo essencial de lavanda assim como muitos outros óleos essenciais são utilizados a mais de 2500 anos. E cada vez mais as pessoas buscam alternativas naturais para trazer resultados poderosos no seu dia a dia. Pega o bloco de notas e caneta para fazer as anotações, bora conferir?
Óleo essencial de lavanda para que serve?
Os benefícios do óleo essencial de lavanda vão muito além de apenas um aroma delicioso. E quando queremos saber sobre o óleo essencial de lavanda para que serve, é preciso citar que o mesmo possui propriedades que remetem a trazer tranquilidade e um relaxamento maravilhoso, perfeito para quem anda com a cabeça cheia de compromissos e às vezes está com dificuldades para dormir.
O óleo é extraído das flores de lavanda através do processo de destilação, e é preciso ressaltar que para fazer o delicioso e potente óleo essencial de lavanda utiliza uma quantidade muito grande, ou seja, uns 80 kg de lavanda ou mais de 200 pés da planta, o mesmo é encontrado nas glândulas microscópicas no anel externo das pétalas. Veja abaixo alguns dos benefícios do óleo essencial de lavanda.
Óleo essencial de lavanda e seus benefícios
Além de saber do óleo essencial de lavanda para que serve, como citei acima, as propriedades sedativas do OE de lavanda são magníficas, seus benefícios podem ser observados quando utilizado para ajudar no tratamento de insônia, sono, estresse e tensão nervosa.
- E para quem ama fazer Skincare, os benefícios do Óleo essencial de lavanda não deve ser ignorados. Isso ocorre porque suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas desinfetantes e são conhecidas por ser eficaz no trato com peles envelhecidas, secas e ainda com tendência a acne.
- Além disso, as propriedades antissépticas e anti-inflamatórias são excelentes para tratar pequenas queimaduras, cortes, abrasões ou mesmo picadas de insetos.
- É também, muito utilizado para auxiliar o descongestionamento nasal e ainda no tratamento de doenças respiratórias.
- E tem mais, por possuir propriedades antiespasmódicas, o uso do óleo essencial de lavanda pode diminuir as cólicas menstruais relacionadas à TPM.
Possui ainda, capacidades antissépticas, desinfetantes e desodorizantes, isso significa que é indicado também limpeza de sua casa, aliás, em muitos produtos de limpeza já contém essência de lavanda.
Veja também: Óleos essenciais: tudo que você precisa saber
Óleo essencial de lavanda para dormir
Conhecido pelas suas características calmantes, na aromaterapia, o óleo essencial de lavanda é um dos mais indicados para ajudar no sono, devido possuir propriedades sedativas naturais. Uma vez inalado, o aroma do oleo essencial de lavanda interage com neurotransmissores para acalmar o cérebro e o sistema nervoso. Assim sendo, é excelente para quem tem problemas com a falta de sono.
Formas de utilização do óleo essencial de lavanda para dormir
Usado no difusor: Para usufruir desses benefícios do óleo essencial de lavanda e ter uma noite de sono relaxante, adicione algumas gotas a um difusor de óleo essencial antes de dormir.
Utilizado no Spray de óleo essencial: Outra forma comum de obter esses benefícios do óleo essencial de lavanda é diluir o óleo em água, junte a um frasco de spray, agite bem para diluição e pulverize a mistura no travesseiro antes de dormir.
Diluição: Misture seu óleo essencial de lavanda em um óleo carreador, após isso, aplique na testa, têmporas e peito. A dosagem recomendada por especialistas é uma diluição de 2 a 4% para aplicação na pele e uma diluição de 1 a 2% para aplicação facial.
O óleo essencial de lavanda é muito utilizado na aromaterapia, seu uso correto pode trazer incontáveis benefícios. Por isso, é recomendável o uso sempre através de um responsável ou mesmo um aromaterapeuta. Em caso de uso de medicamentos, verifique com seu médico antes de iniciar o uso de óleos essenciais.
Ela tem mais de 5 anos de experiência em escrita para blogs, tanto para si mesma quanto para outros. Nesse projeto, ela orienta pessoas interessadas em melhorar seu bem-estar físico e emocional através do uso desses óleos.
Seu objetivo é tornar acessíveis até os tópicos mais complexos e intimidantes, e ela gosta de mantê-los atualizados com as últimas novidades no mundo dos óleos essenciais, novas descobertas científicas e tendências em bem-estar que estão
em constante evolução.