Aromaterapia para ansiedade funciona? Saiba agora!

Será que a aromaterapia para ansiedade funciona mesmo? Conheça os melhores óleos essenciais para ansiedade.

A aromaterapia é muito utilizada e não é de hoje. A terapia quando utilizada através de inalação de essências pode trazer inúmeros benefícios únicos para a saúde física ou mental. Tanto adulta, quanto infantil. Existem óleos terapêuticos, capazes de curar até mesmo a depressão. Não só a depressão, como estresse pós-traumático ou do dia-a-dia. Sendo assim, existe a aromaterapia para ansiedade, que pode melhorar e muito a saúde emocional.

Se você é uma pessoa ansiosa ou estressada, é ideal recorrer à aromaterapia para melhorar a ansiedade através do uso dos óleos essenciais. Portanto, continue lendo e descubra quais são os melhores óleos essenciais para combater esse sentimento.

Comece por aqui!

Quais óleos essenciais devem ser usados na aromaterapia para ansiedade?

Primeiramente, devemos falar de substâncias para tirar a ansiedade. Dentre todas as substâncias, a que está no topo da linha dos calmantes é o óleo essencial de Lavanda. Os óleos de lavanda são muito utilizados por massoterapeutas e terapeutas de todo o mundo, em todas as idades. Este, com certeza, é um aliado poderoso contra um dos maiores problemas atuais na saúde mental .

A lavanda possui propriedades naturais, que trazem consigo benefícios únicos para a saúde emocional do ser humano e animal. Ela é 3 vezes mais potente que um remédio desenvolvido pela ciência. Suas propriedades terapêuticas se estendem além do simples fato de acalmar, sendo conhecida também por médicos para sanar dores musculares locais.

Depois da lavanda, temos outros óleos extraídos, como o da camomila. O mesmo possui propriedades calmantes que se estendem em ser anti-inflamatória, a inflamação pode causar infecções no sangue, órgãos e inflamação muscular. O produto é muito utilizado também como terapia para pessoas hipertensas, sendo capaz de controlar valores consideráveis de batimentos cardíacos. Ainda seguem estudos dos especialistas sobre a planta, acreditando ser eficaz contra diversas doenças.

Leia também: Aromaterapia eucalipto: Entenda mais sobre seus usos e benefícios

 

aromaterapia para ansiedade
Mulher com um frasco de óleo essencial usado na aromaterapia para ansiedade

Quais são as outras opções na aromaterapia para ansiedade?

Na aromaterapia para ansiedade, o óleo essencial de Ylang Ylang é outra opção  Este óleo, é conhecido por conter propriedades relaxantes e calmantes. É utilizado por terapeutas, para todas as idades; sem restrições. O Ylang Ylang é extraído de uma árvore chamada Cananga Odorata, é famosa na aromaterapia e cremes  de cosméticos,  como cremes faciais e de massagem.

O mesmo óleo pode ser extraído de diferentes tipos de árvores, sendo que suas espécies possuem diferentes nomes, como Ylang Ylang e Ylang Ylang dourado. Este aroma tem sido utilizado recentemente na terapia contra pressão arterial alta. Uma curiosidade sobre ela, é que também combate à depressão, sem ter um nível específico da doença.

Óleo essencial de Bergamota

Por isso, com certeza você não esperava ficar sabendo. Apesar de ser uma fruta cítrica e adocicada, a bergamota possui propriedades anti stress. Que são capazes de acalmar o ser humano, logo na primeira aplicação. Essa fruta poderosíssima, guarda algumas particularidades escondidas.

Nas quais combatem depressão, ansiedade, seborreia  e feridas do couro cabeludo, há rumores também, que a fruta combate à sarna demodécica em cães e gatos. No entanto, seus benefícios não param por aí. O óleo essencial de bergamota também ajuda no combate a distúrbios de sono e infecção urinária. Por ser uma fruta cítrica, óleos de bergamota ou cremes, não são indicados no caso da massoterapia.

Veja ainda: O que são óleos essenciais e para que servem

Óleo essencial de Eucalipto

Estes são utilizados para combater a irritabilidade, resfriados e abertura dos canais de respiração, assim como a cânfora, o eucalipto é utilizado com eficácia principalmente para tratamentos respiratórios. O óleo essencial de eucalipto não é só utilizado como aromaterapia, mas também como um potente desinfetante para casa.

O potencial de limpeza do mesmo, varia de 80 a 99,8% de eficácia, contra as bactérias e organismos vivos. Ideal para fazer pessoas distraídas ou com déficit de atenção focar mais nas atividades do dia, trazendo muita disposição para as tarefas diárias, se consumido na parte da manhã, em jejum. Estes são apenas alguns dos terapêuticos que estão disponíveis para utilização do bem-estar, que proporciona diminuição de irritabilidade, ansiedade e problemas emocionais.

Óleos essenciais de Marcela ou Maracujá

Outro óleo essencial muito utilizado contra o estresse e a hipertensão, sendo um super anti inflamatório, e amenizador, é a marcela. Esses tipos de plantas são as mais diversas para ser utilizadas na aromaterapia, sendo praticamente quase todas elas, capazes de fazer o estresse diário, a depressão e a irritabilidade serem escassas com a eficácia de uma porcentagem em 100%.

Aproveitando a oportunidade de falar de ervas, plantas e frutas medicinais, as quais são extraídos óleos e cremes para terapia, alguém aí já ouviu falar na fruta Maracujá? Sim! Essa fruta é poderosíssima no combate ao estresse, também para doença chamada transtorno bipolar, ou de comportamento.

A fruta diminui a irritabilidade e estresse; auxilia nas noites de sono, quando passa a agir no sistema nervoso central. Ainda assim, ajuda em problemas de coordenação motora, e proporciona o relaxamento da musculatura. O maracujá não deve ser consumido em excesso, visto que é aproximadamente tão eficaz quanto o Rivotril e o diazepam.

Você pode obter muitos benefícios para sua saúde mental e física utilizando os óleos essenciais. Se ainda tem dúvidas sobre a eficácia e formas de utilização dos óleos essenciais e aromaterapia de forma correta, te indico o curso de aromaterapia e óleos essenciais da Andrea Balieiro, um curso do básico ao avançado.

Espero que tenha gostado do conteúdo Aromaterapia para ansiedade funciona? Saiba agora!
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Aromaterapia separados exclusivamente para você :)

Camille

Redatora de conteúdo há mais de um ano, copywriter e amante da escrita. Escrevo para diversos nichos e já produzi mais de 400 artigos para clientes diferentes.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 17 =

Go up