O que é Aromaterapia e como funciona

Venha conferir o que é aromaterapia e como funciona o uso dos óleos essenciais na aromaterapia.

Você sabe o que é aromaterapia e como funciona? A natureza nos presenteou com uma uma infinidade de plantas com aromas diferentes, e através das raízes, sementes, flores e frutos de variadas plantas que são feitos os óleos essenciais. Esses óleos são utilizados como uma alternativa natural para tratar diversos problemas de saúde física, mental pois são ricos em propriedades curativas.

Os óleos essenciais são podem ser extraídos através de um processo de destilação a vapor e são usados para cuidados com bem-estar, beleza de forma geral ou seja, cabelos, unhas, pele e etc. Quando se fala em cuidados com a beleza é importante citar que muitos produtos cosméticos que usamos diariamente contêm em sua composição alguns desses eficientes óleos. Vamos entender como funciona a seguir.

Comece por aqui!

O que é Aromaterapia e como funciona

Como sabemos a aromaterapia é uma prática que utiliza os óleos vegetais voláteis, também chamados de óleos essenciais, para apoiar a saúde e o bem-estar geral, ou seja, é uma alternativa natural e saudável. O uso desses óleos que são puros e concentrados, óleos naturais extraídos de flores, sementes, folhas, raízes, frutas e galhos por motivos específicos.

Esses potentes e eficazes óleos são então formulados para trabalhar em harmonia físico e ainda podem oferecer benefícios ao seu bem-estar geral. Costumo dizer aqui no blog que esses óleos essenciais são presentes para nosso dia a dia, são maravilhosos e além de deixar nossos ambientes aromatizados, melhoram nosso humor e muito mais.

Veja ainda: Dicas de estética com óleos essenciais

o que é aromaterapia
Frascos com óleos essenciais utilizados na aromaterapia

Como são utilizados os óleos essenciais

A aromaterapia age em nosso olfato e através da absorção na pele e chega até a corrente sanguínea, ou ainda pela inalação onde os receptores olfativos faz chegar a uma parte do cérebro chamada sistema límbico. Esta área está diretamente ligada ao sistema emocional, então a aromaterapia pode estimular as substâncias químicas que liberam as emoções, as vezes ao sentir um determinado aroma imediatamente nos lembramos de algo relacionado.

Abaixo consta três formas mais utilizadas para usufruir os benefícios dos óleos essenciais são elas:

  • Aromaticamente: é feito com inalação direta, onde se coloca os óleo essencial nas mãos e daí inspira. Outra forma de utilizar é com uso de difusores que espalham ou vaporizam o óleo essencial no ambiente.
  • Topicamente: quando usados diretamente na pele, eles absorvidos rapidamente pela pele e chegam à corrente sanguínea. Em geral, são usados através de massagens, e aqui merece atenção, os óleos essenciais são puros e altamente concentrados e devem ser diluídos em um óleo carreador como o óleo de semente de uva, óleo de jojoba ou de coco fracionado, ajuda na aplicação e evita alergias.
  • Internamente: podem até ser ingerida em quantidades pequenas diluídos em chás, água ou mesmo na culinária, e sob orientação de um profissional aromaterapeuta.

Qual é a história da aromaterapia?

A aromaterapia era utilizada pelas civilizações antigas assim acreditam os historiadores, eles usavam para várias ações tais como fazer massagens, banhos aromáticos, etc. Inicialmente era muito comum o uso da aromaterapia na China, Egito, Oriente Médio e pelos nativos americanos, depois foram iniciados na Europa. Quando usada para melhorar as emoções ela pode ser uma forte aliada.

Tudo começa quando há uma interação bioquímica de moléculas de origem vegetal e mineral (ou seja, óleos essenciais) em contato com receptores olfativos. A reação é estimula pelo cérebro que conectam aos centros de dor ou prazer, e criam sensações de bem-estar e relaxamento mental.

Uma forma de uso dos óleos essenciais é através de um difusor, onde o óleo é colocado para que se misture com um pouco de água e comece a vaporizar, espalhando-se ao ambiente. Ideal para proporcionar relaxamento é aplicar através de massagens, aqui uma boa opção para que você se livrar do estresse. Então, como você quer se sentir hoje? Escolha abaixo seus óleos essenciais favoritos para os diversos desejos:

  • Para relaxar: Óleo essencial Amaro, Cipreste, Canela, Zimbro, Eucalipto, Cedro, Tangerina;
  • Bem-estar: Angélica, Canela, Cardamomo, Cravo, Mirra, Lavanda e Limão;
  • Equilíbrio: Manjericão, Bergamota e Lavanda;
  • Afrodisíaco: Gengibre, Patchouli, Alecrim, Almíscar, Sândalo;
  • Ter mais foco: OE de Manjericão, Cardamomo, Eucalipto, Cinza, Alecrim, Cânfora.

Os óleos essenciais podem exercer boas influências em nossa vida, porém, o conhecimento e orientação são necessários.

Veja também: Soro facial para espinhas

Óleos essenciais comuns e seus usos

Para uso em casa, você pode usar óleos essenciais em difusores de lâmpada de anel (ou elétricos), no banho, ou combinados com um óleo carreador para realizar massagem. Sempre leia as orientações no rótulo, use produtos de procedência, puros e concentrados para ter os resultados esperados.

Alguns óleos essenciais podem ser úteis no dia a dia, no entanto, é recomendado que se faça o teste de sensibilidade antes do uso e sempre faça a diluição em um óleo carreador:

  • Óleos relaxantes: lavanda (também antisséptico), camomila, jasmim, incenso e mirra (esses podem irritar a pele se usados ​​no banho), néroli, laranja, tangerina, ylang-ylang (a inalação excessiva pode causar dores de cabeça) cabeça);
  • Óleos revitalizantes: limão (pode irritar a pele, principalmente quando exposto ao sol), semente de toranja, canela, zimbro (também tem propriedades antissépticas), baunilha, gerânio, alecrim;
  • Óleos estimulantes: Hortelã-pimenta e Eucalipto (ambos agem como descongestionantes quando inalados, mas podem irritar a pele, então tome cuidado). Outros óleos, como o óleo da árvore do chá, são famosos por suas excelentes propriedades antissépticas.

 

Espero que tenha gostado do conteúdo O que é Aromaterapia e como funciona
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Aromaterapia separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 + 16 =

Go up