Aromaterapia para bebês: Saiba quais são os principais benefícios

A aromaterapia para bebês quando utilizada de forma correta traz inúmeros benefícios para a criança.

Participar na aromaterapia desde cedo é algo que pode trazer muitos benefícios para uma pessoa. Porém, quando o assunto é a aromaterapia para bebês, existem várias questões. Será que é seguro? Qual a melhor forma? Quais são seus benefícios?

Primeiramente, é ideal entender o que é a aromaterapia em si. Dessa forma, podemos dizer que a aromaterapia é o uso medicinal ou terapêutico de óleos essenciais absorvidos pela pele ou pelo sistema olfativo. Quando o assunto é aromaterapia em bebês, a forma mais segura é por via inalatória.

A realização da aromaterapia para os pequenos deve ser feita com cuidado e com a administração dos pais. Os óleos essenciais utilizados nessa modalidade são derivados de plantas ou flores e são extremamente concentrados. Nesse artigo, vamos explicar um pouco mais sobre a segurança da aromaterapia para um bebê. Além disso, vamos apontar seus benefícios e a melhor forma de fazer isso para seu pequeno.

Comece por aqui!

Aromaterapia para bebês: Saiba se ela é de fato segura para seu filho

Não se engane, mesmo que os óleos essenciais sejam naturais, o abuso dele é muito perigoso. Portanto, é ideal entender o nível de segurança para que seu bebê não seja afetado. Afinal, uma criança em seus primeiros anos de vida é extremamente frágil.

O uso direto, seja para ingestão ou aplicação tópica sobre a pele, não é indicado para as crianças. Ademais, especialistas recomendam que o óleo essencial seja diluído em um óleo vegetal. Mesmo adultos deveriam fazer isso, pois óleos essenciais são altamente concentrados e podem danificar a pele humana.

Além disso, vale notar que, como com tudo, é preciso ficar atento com o bebê. Se a criança ficar agitada, começar a chiar ou apresentar coceira ou vermelhidão, é ideal não utilizar mais o óleo e falar com um profissional em aromaterapia ou mesmo pediatra. Essas reações é possível ocorrer na aromaterapia quando os óleos essenciais forem usados por meio de inalação, inclusive.

Agora que você entende isso, vamos abordar mais sobre a questão dos benefícios que a aromaterapia para bebês pode trazer.

Veja ainda: Óleo essencial de Camomila para que serve

 

Aromaterapia para bebês
Mãe fazendo massagem nos pezinhos do bebê

Quais são os benefícios da aromaterapia em bebês?

Por conta da falta de estudo dos benefícios da aromaterapia em bebês, é difícil apontar uma lista longa de suas vantagens. No entanto, existe o principal benefício de oferecer um efeito calmante. Ele pode ajudar o pequeno a dormir, por exemplo.

No entanto, em algumas experiências realizadas em adultos mostraram que os benefícios da aromaterapia são eficientes para reduzir sintomas psicológicos, como depressão e ansiedade. Resultados independentes da presença de massagem, ou seja, através da inalação isolada dos óleos com difusor também tem efeito terapêutico.

Sendo assim, existem alguns óleos que são considerados mais ideais para o bebê. Entre eles, podemos mencionar:

  • óleo de tea tree;
  • camomila romana;
  • óleo de lavanda francesa.

Com o usar a aromaterapia para bebês

Uma forma de utilizar a aromaterapia para bebês de forma eficiente com o objetivo de acalma-la para que ela tenha um noite tranquila de sono, você pode usar de duas formas, são elas:

Através da inalação: em um difusor de ambientes ou ainda coloque algumas gotas do óleo essencial em uma bolinha de algodão e deixe perto do berço da criança, mas não em contato com a pele.

Uso tópico: para usar topicamente é necessário fazer a diluição, nesse caso, coloque 1 gota do óleo essencial em 30ml de óleo carreador, ou seja, óleo vegetal e então faça massagens suavemente no pezinho do bebê.

Alguns óleos essenciais mais indicados para o bebê são:

A forma de utilização é 1 gota do óleo essencial em 30 ml do óleo carreador de sua escolha. Agora que você já sabe sobre seus benefícios e o nível de segurança, é possível começar a aplicar a aromaterapia para bebês em suas crianças desde cedo! No entanto, sempre faça o teste para saber se os óleos essenciais utilizados mesmo após serem diluídos não causaram alergias.

Espero que tenha gostado do conteúdo Aromaterapia para bebês: Saiba quais são os principais benefícios
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Aromaterapia separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − 9 =

Go up