O que é Aromaterapia? Benefícios e formas de uso

O que é aromaterapia e como os óleos essenciais são utilizados para melhorar seu dia a dia!

o que é aromaterapia

O que é Aromaterapia é o uso terapêutico de extratos de plantas aromáticas ou óleos essenciais. Esses óleos e extratos têm uma grande variedade de usos, como em sais de banho, óleos de massagem e até fragrâncias, que podem ser terapêuticas para a mente, corpo e alma.

A pura essência de uma planta, também conhecida como óleos essenciais, fornece propriedades físicas e benefícios psicológicos quando usados ​​de forma correta e segura. Esses benefícios podem vir tanto de inalação quanto de aplicação física. Continue lendo o que é aromaterapia...

Comece por aqui!

O que é aromaterapia

É indiscutível os benefícios dos óleos essenciais no nosso dia a dia. E aromaterapia utiliza as essenciais desses óleos para promover curas e bem-estar, uma cultura milenar que atravessou séculos e continua promovendo ajuda no tratamento de problemas de saúde e melhorando a saúde mental.

Há uma grande variedade de produtos de aromaterapia para escolher e cada um serve um propósito diferente. Por exemplo, a lavanda tem um efeito calmante, enquanto os óleos da família das hortelãs - como hortelã-pimenta e hortelã - oferecem um efeito estimulante. Esses óleos podem ser encontrados em diversos produtos, como sabonetes, purificadores de ar, velas e óleos de massagem.

Veja ainda: Óleo essencial de camomila para que serve

aromaterapia o que é
Frascos com óleos essenciais para ser utilizados na aromaterapia

O que é Aromaterapia e seus beneficios

Os benefícios dos aromas dos óleos essenciais podem ser notados quase que imediatamente. O ato de inalar a fragrância de óleos essenciais estimula o cérebro a desencadear uma reação química, como liberando serotonina, devido aos neurotransmissores disparando em um determinado nível.

Os pulmões também recebem um impulso muito necessário dos produtos químicos que ocorrem naturalmente nas fragrâncias, oferecendo um rico benefício terapêutico. Por exemplo, a difusão do óleo de eucalipto pode ajudar a descongestionar. Os óleos essenciais que são aplicados topicamente podem ser absorvidos pela corrente sanguínea e isso ajuda na saúde, beleza e certas condições de higiene.

Como usar a aromaterapia

Esses óleos nunca devem ser aplicados diretamente na pele de forma não diluída. Óleos carreadores ou transportadores, como óleos vegetais prensados ​​a frio, são usados ​​para diluir os óleos essenciais concentrados e adicionar ingredientes hidratantes para ajudar na absorção. Tais diluições são necessárias tendo em vista a alta concentração dos óleos essenciais.

Alguns desses óleos vegetais são: óleo de jojoba, de coco, óleo de argan e amêndoa doce.

A aromaterapia é uma ótima alternativa para alguns medicamentos e tratamentos tradicionais. Indo a rota natural, você evita alguns dos efeitos colaterais negativos dos produtos farmacêuticos, enquanto ao mesmo tempo proporciona benefícios adicionais incríveis.

Veja também: Óleos essenciais para dores de cabeça

Onde comprar óleos essenciais

Você pode comprar em lojas de produtos naturais, em geral eles vendem óleos essenciais e possuem funcionários experientes que estão mais do que dispostos a explicar diferentes usos. Aulas e seminários também são, por vezes, disponíveis em sua área local. Neste artigo sobre o que é aromaterapia você já terá uma base, porém, procure orientação correta antes de iniciar o uso desses óleos.

Confira abaixo alguns itens que você pode usar para iniciar seu caminho para a eficácia aromaterapia:

Óleos essenciais. Esses óleos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e online. Escolha o seu favorito ou aqueles que são conhecidos por terem o efeito que você está procurando.

  • Não tenha medo de combinar dois ou mais óleos para obter um novo aroma e um efeito duplo.

Difusores. Existem inúmeras maneiras de permitir que os óleos essenciais entrem no ar.

  • Os difusores de ar frio usam o movimento da sala para ajudar a difundir o óleo essencial.
  • A difusão de ar quente geralmente é feita por vapor ou um aquecimento suave dos óleos.

Frasco de nebulização. Garrafas nebulizadores é uma ótima maneira de espalhar o óleo essencial sem ter que usar um difusor.

  • Eles cabem convenientemente em sua bolsa ou bolso e podem fornecer uma rápida borrifar óleos essenciais conforme necessário.

Claro, existem muitos outros itens que você pode usar para aromaterapia, mas esses três serão úteis para seu uso inicial, no entanto, é recomendado falar com um profissional em aromaterapia quando o uso for para auxiliar no tratamento de algum outro problema ligado à saúde e mesmo assim, seu médico deve estar de acordo.

Vale a pena, usufruir dos benefícios dos óleos em seu dia a dia. Podem se tornar firmes aliados se você estiver procurando por uma ajuda natural para problemas comuns. Lembre-se de usar óleos essenciais com moderação! Eles são altamente concentrados e geralmente apenas algumas gotas já são bem eficientes. É fácil, terapêutico e divertido usar os efeitos da aromaterapia. Faça um teste!

 

Espero que tenha gostado do conteúdo O que é Aromaterapia? Benefícios e formas de uso
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Aromaterapia separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × quatro =

Go up