10 Benefícios do óleo de Coco que você precisa saber

Conheça os benefícios do óleo de Coco e insira-o em seu dia a dia. Faz bem para a saúde, beleza e muito mais!

Que os óleos essenciais são ricos em propriedades que nosso organismo precisa você já deve saber, mas e os benefícios do óleo de coco você conhece? O óleo de coco possui propriedades antioxidantes tais como ácido fenólico e graxos que o fazem muito eficaz para cuidar da saúde e muito mais. Esse óleo vegetal é atualmente comercializado e recomendado como um superalimento.

Você pode inseri-lo nos preparos de pratos alimentícios e em sua rotina diária. A combinação única de ácidos graxos no óleo de coco pode ter efeitos positivos em sua saúde, como por exemplo, acelerar a perda de peso, é excelente para saúde do coração e função do cérebro humano. Abaixo você vai conferir os 10 benefícios desse potente óleo. Continue lendo...

Comece por aqui!

10 benefícios do óleo de Coco

Veja os 10 benefícios do óleo de coco a seguir. Cuidar da saúde ainda é uma coisa muito importante e uma boa alimentação caso ainda não o faça é uma ação inteligente. Os produtos naturais como usar óleos essenciais podem fazer toda a diferença em seu bem-estar ou seja, só obtém resultados benéficos.

Alimentação saudável aliada a uma rotina de exercícios físicos é o que vai melhorar sua imunidade, sua produtividade. Considere rever sua alimentação e fale com um aromaterapeuta e fique por dentro de como os óleos essenciais e vegetais te farão bem. Porém, não faça uso sem antes ter informações sobre como funciona a aromaterapia.

Veja ainda: Óleo de jojoba para que serve

benefícios do óleo de coco
Frasco com óleo de Coco

1. Contém ácidos graxos saudáveis

O óleo de coco possui gorduras saturadas, essas têm efeitos diferentes no organismo quando comparadas com gorduras dietéticas. Os ácidos graxos do óleo de coco são saudáveis e podem estimular a queima de gordura fornecendo energia rápida ao corpo e ao cérebro. Eles também aumentam o (colesterol bom (HDL) no sangue, o que pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.

É rico em TCM (Triglicerídeos de Cadeia Média) uma fonte energética de acelerada absorção, isso é, um tipo de gordura que seu organismo metaboliza de forma diferente, eles são responsáveis ​​por muitos dos benefícios do óleo de coco à saúde.

Quando você ingere alguns triglicerídeos com cadeias de ácidos graxos mais curtos, eles tendem a ir direto para o fígado. Seu organismo os usa para acelerar a energia ou os transformar em cetonas, que podem ser benéficas para o cérebro, tais como tratamento para epilepsia, doença de Alzheimer e outras condições.

Veja também: Óleo essencial de laranja doce e seus benefícios

2. Pode melhorar a saúde cardíaca

O óleo de coco é um alimento que já está sendo muito utilizado, é excelente para ajudar a manter a saúde do coração. No entanto, alguns pratos da culinária levam óleo de coco em seu preparo, isso ocorre há várias gerações. Incluir o óleo de coco em suas receitas diárias só vai lhe fazer bem.

3. Ajuda estimular a queima de gordura

A obesidade é atualmente um problema mundial, o consumo de alimentos cheios de gorduras em suas composições é talvez o principal culpado. Quando aliado a falta de exercícios físicos, ansiedade entre outros, a coisa só piora. Não é somente a quantidade de calorias que alguém ingere, a fonte delas também é importante. Alimentos diferentes afetam seu corpo e seus hormônios.

Atualmente, não há boas evidências de que a ingestão de óleo de coco por si só estimula a queima de gorduras. O mesmo é rico em calorias e pode facilmente levar ao ganho de peso se ingerido em grandes quantidades. Os TCMs podem aumentar o número de calorias queimadas ao longo de 24 horas em até 5%. No entanto, o óleo de coco em si pode não ter o mesmo efeito, ou seja, use da forma correta.

4. Óleo de Coco pode ter efeitos antimicrobianos

O ácido láurico constitui cerca de 50% dos ácidos graxos do óleo de coco quando você o ingere, ele forma uma substância chamada monolaurina. Tanto o ácido láurico quanto a monolaurina podem matar patógenos prejudiciais, como bactérias, vírus e fungos.

Exemplo, essas substâncias ajudam a matar a bactéria Staphylococcus aureus, que causa infecções por estafilococos, e a levedura Candida albicans, uma fonte comum de infecções por fungos em humanos. Há também algumas evidências de que o uso de óleo de coco quando usado como enxaguante bucal beneficia a higiene oral prevenindo infecções bucais.

5. Pode reduzir a fome

Uma característica interessante dos TCMs é que eles podem reduzir a fome, isso pode estar relacionado à forma como seu corpo metaboliza as gorduras, porque as cetonas podem reduzir o apetite de uma pessoa. Os TCMs podem reduzir o apetite e levar à redução do peso corporal a longo prazo. Ou seja, ele aumenta a saciedade, por isso inclua-o em suas receitas culinárias e torne-o seu aliado na perda de peso.

6. Ajuda reduzir as convulsões

Conforme pesquisas, a dieta cetogênica, que é muito pobre em carboidratos e rica em gorduras, pode tratar vários distúrbios. O uso terapêutico mais conhecido dessa dieta é o tratamento da epilepsia resistente a medicamentos em crianças.

A dieta diminui com excelência a taxa de convulsões em crianças com epilepsia, mesmo aquelas que não tiveram sucesso com vários tipos medicamentos, ainda os pesquisadores não sabem ao certo o por quê.

Reduzir a ingestão de carboidratos e aumentar a ingestão de gordura leva a um grande aumento nas concentrações de cetonas no sangue. Como os TCMs do óleo de coco são transportados para o fígado e transformados em cetonas, os profissionais de saúde podem usar uma dieta cetônica modificada que inclua TCMs e uma quantidade mais generosa de carboidratos para induzir a cetose e ajudar a tratar a epilepsia.

7. Pode aumentar o colesterol HDL (bom)

Outro grande benefício do óleo de coco, é que ele contém gorduras saturadas naturais que aumentam os níveis de colesterol HDL (bom) em seu organismo. Eles também podem ajudar a transformar o colesterol LDL (mau) em uma forma menos prejudicial.

Ao aumentar o HDL pode melhorar a saúde do coração em comparação com outras gorduras. Alguns estudos mostraram que um dos benefícios do óleo de coco é que ele pode aumentar os níveis sanguíneos de colesterol HDL (bom), que está relacionado à melhoria da saúde metabólica e a um menor risco de doenças cardíacas.

benefícios do óleo de coco para a beleza
Frascos com óleo de Coco para usar no cabelo

8. Bom para pele, cabelo e dentes

Os benefícios do óleo de coco são eficientes para cuidar da saúde, para o uso culinário e também são eficazes para cuidar da beleza. Muitas pessoas o usam para fins cosméticos para melhorar a saúde e a aparência de sua pele e cabelo. Eles podem melhorar o teor de umidade da pele seca e reduzir os sintomas de eczema.

Ajuda a proteger contra danos ao cabelo. Quando utilizado como um protetor solar fraco, bloqueando cerca de 20% dos raios ultravioleta (UV) do sol, ou usado na boca como enxaguante bucal pode matar algumas das bactérias nocivas da boca, melhorando a saúde bucal e reduzindo o mau hálito.

9. Ajuda na prevenção da doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência, em geral afeta adultos mais velhos e reduz a capacidade do cérebro de usar a glicose para obter energia. As cetonas podem fornecer uma fonte alternativa de energia para essas células cerebrais com mau funcionamento para reduzir os sintomas dessa doença.

Em pesquisa, os TCMs melhoraram a função cerebral em pessoas com formas mais leves da doença. No entanto, ainda é preliminar e nenhuma evidência sugere que o próprio óleo de coco combata essa doença.

10. Pode reduzir a gordura abdominal

Se a gordura abdominal te incomoda, alguns dos ácidos graxos do óleo de coco podem reduzir o apetite e aumentar a queima de gordura sendo eficiente na perda de peso. Tal gordura se aloja na cavidade abdominal e ao redor de seus órgãos.

Essa gordura abdominal é o tipo mais prejudicial, está associada a muitas doenças crônicas. A circunferência da cintura é um marcador fácil e preciso da quantidade de gordura na cavidade abdominal. Um dos benefícios do óleo de coco é reduzir o IMC (índice de massa corporal), para isso tome 2 colheres de sopa (30 mL).

 

Espero que tenha gostado do conteúdo 10 Benefícios do óleo de Coco que você precisa saber
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Óleos Essenciais separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × dois =

Go up