Conheça os benefícios do óleo de Abacate

Os Benefícios do óleo de Abacate são incríveis para cuidar da saúde, culinária, beleza e muito mais!

Quais são os benefícios do óleo de abacate para o nosso dia a dia é o assunto deste artigo. Uma fruta conhecida dos abacateiros tão comum aqui no nosso país e pode ser apreciada de várias formas, puro, batido com limão, na vitaminas de frutas, com açúcar, no guacamole, etc. Um óleo vegetal excelente para saúde e beleza.

Oriundo da família (Persea americana) uma árvore nativa do México ou da América do Sul. Uma planta comum em regiões tropicais e subtropicais, como nas Ilhas Canárias, Ilha da Madeira e Sicília. O mesmo é rico em gorduras boas, ou seja, o abacate é considerado um dos alimentos naturais mais saudáveis para nossa alimentação. Bora saber mais!

Comece por aqui!

Benefícios do óleo de Abacate para a saúde

Não se trata apenas de ser saudável, mas o óleo de abacate agrega mais sabor à sua comida. Ele pode ser usado no lugar de outros óleos de cozinha, tais como manteiga e margarina. Ele contém ácido oleico isso o torna resistente à oxidação, quer dizer que ele não ficará rançoso tão depressa como muitos outros óleos. Um dos benefícios do óleo de abacate é que você pode cozinhar em temperatura alta, sem perder suas propriedades.

Abaixo vamos citar 09 benefícios desse óleo que vão te despertar a iniciar seu uso no preparo de pratos deliciosos. Se possível substitua o uso de óleos comuns pelos que vão ser benéficos no seu dia a dia. E além disso, é maravilhoso para cuidar da pele, cabelos e muito mais. Vamos conferir?

Veja ainda: Óleo essencial para imunidade

Conheça os benefícios do óleo de Abacate

1. Contribui para reduzir o colesterol

Todos nós sabemos que o colesterol é o vilão para entupir veias e causar problemas sérios de saúde. O óleo de abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e pobre em gorduras saturadas, e isso o faz necessário para prevenir o colesterol.

Um dos seus grandes benefícios é que ele não contém colesterol. Adicionar este óleo à sua dieta diária de alimentação pode ajudar a reduzir os níveis de lipídios de baixa densidade (LDL) ou seja o colesterol “ruim”. Uma excelente alternativa na dieta para quem é diabético.

2. Desintoxica seu corpo

Um super aliado para fazer um detox e limpar seu organismo, pois possui clorofila uma maravilhosa fonte natural de magnésio, portanto, isso que remove naturalmente metais pesados em seu corpo tais ​​como mercúrio e chumbo do fígado, cérebro, rins, e demais órgãos.

3. Reduz a pressão arterial

O óleo de abacate também é rico em potássio e vitamina E, o que mantém os vasos sanguíneos saudáveis ​​e ajudam a erradicar os radicais livres. Em geral, as dietas que contêm esse óleo em suas composições também alteram os níveis de óleos graxos essenciais nos rins, isso ajuda a regular sua pressão arterial.

Mais um dos benefícios do óleo de abacate é sua ação anti-inflamatória, pois previne danos às paredes arteriais e reduz o risco de doenças vasculares causadas pelo acúmulo de placas. Nesse caso seu corpo absorve a vitamina E com mais eficácia dos alimentos naturais como no caso desse poderoso óleo, incluí-lo em sua dieta é uma boa escolha.

Veja também: Óleo de essencia para que serve

4. Ajuda no tratamento da doença periodontal

Em pesquisas realizadas, foi constatado que o óleo de abacate impede um elemento conhecido como molécula de citocina pró-inflamatória, com isso ocorre a redução da inflamação, e problemas maiores de saúde.

Faça um teste que combine óleo de abacate com óleo de soja, a junção desses dois pode ser muito eficiente para ajudar a controlar a inflamação no corpo, além disso, pode ser útil para inibir a erosão óssea dos dentes.

5. Pode ser útil no combate e prevenção do câncer

Assim como no azeite de oliva, o óleo de abacate é rico em ácido oleico monoinsaturado, o mesmo EFA ômega 9. E reduzir o risco de câncer é um dos maiores benefícios desse ácido. Portanto, mais motivos saudáveis para inserir o uso desse óleo em suas receitas do dia a dia.

No óleo de abacate, existem ácidos graxos ômega 3, que são anticancerígenos já bem conhecidos, são eficientes quando o assunto é retardar o crescimento das células cancerosas, inclusive as que causam câncer de mama e cólon. Os abacates naturais também contêm o antioxidante anticancerígeno glutationa.

6. Óleo de abacate ajuda na perda de peso

Na busca pelo peso ideal, o óleo de abacate pode ser um forte aliado, uma vez que é rico em ácido oleico, um ácido graxo ômega-9. Tal ácido é encontrado em óleos animais e vegetais, conforme estudos esses óleos auxiliam o fluxo sanguíneo para os músculos durante o exercício físico, com isso, esse misturado ajuda a estimular as enzimas no organismo que carrega gorduras para onde pode ser guardadas para energia.

Além disso, é carregado de nutrientes e com isso traz mais saciedade. As vitaminas, minerais e ácidos graxos monoinsaturados no óleo de abacate também ajudam a melhorar a digestão, pois processam os alimentos com mais eficiência.

Benefícios do óleo de Abacate para irritação na pele

7. Trata danos à pele e irritações

Ótimo para absorção na pele uma vez que ele é muito penetrante, ou seja, é absorvido através da epiderme e na camada dérmica da cútis. Em geral, a maior parte dos hidratantes e óleos é incapaz de fazer. Excelente no tratamento de pele ressecada e escamosa ou ainda em queimaduras solares.

Seu uso em longo prazo pode reduzir o aparecimento de manchas e cicatrizes na pele causadas ​​pelo sol. O mesmo contém ômega 3 e a vitamina E, isso o torna uma excelente escolha para tratar irritações da pele, como eczema, psoríase, calcanhares rachados, caspa e picadas de insetos.

Apenas uma leve camada de óleo de abacate na pele já ajuda. Basta espalhar e massagear diretamente na derme ou se preferir adicionar algumas gotas puras ou com óleos essenciais na água do banho, especialmente durante o inverno, isso ajuda a reter a umidade. Para manter a pele macia e hidratada, experimente misturar óleo de abacate e azeite de oliva e massageie-os após o banho.

8. Combate as rugas com óleo de Abacate

Um dos maiores benefícios do óleo de abacate é o fato de possuir altos níveis de proteína, quando combinados com vários aminoácidos tornam este óleo excelente para a regeneração de tecidos e renovação celular.

Com isso, ele aumenta a taxa de produção de colágeno do corpo. Contém vitaminas A e D, isso pode promover a produção e ligação de colágeno. Inclui-lo em suas receitas ou simplesmente aplicar o óleo de abacate topicamente pode atrasar o processo de envelhecimento da pele.

9. Auxilia e acelera o crescimento do cabelo

Da mesma forma que ele é excelente para melhorar e cuidar da pele com seus nutrientes, é eficiente para ajudar no crescimento do cabelo. Após lavar e enxaguar os cabelos, passe óleo de abacate puro ou combinado com alguns óleos essenciais, nos fios e couro cabeludo. Isso melhora toda a estrutura dos fios capilares, ao mesmo tempo em que promove o crescimento de novos fios.

O óleo de abacate é uma ótima fonte de lecitina, uma substância gordurosa que atua como lubrificante e emulsificante. Quando aplicada diretamente, ela fornece proteção para os folículos capilares e a pele, isso ajuda a prevenir a perda de umidade na epiderme devido às alterações climáticas.

Receitinha com óleo de abacate para deixar os cabelos lindos

Para deixar os fios mais protegidos e bem cuidados de forma fácil com óleo quente: combine 2 colheres de sopa de óleo de abacate com óleo de rícino em uma tigela e aqueça levemente. Observe que não esteja muito quente para sua segurança, ou seja, que possa ser tocado sem se queimar. Massageie o óleo quente no cabelo molhado, deixe-o passar durante a noite e lave pela manhã.

Espero que tenha gostado do conteúdo Conheça os benefícios do óleo de Abacate
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Óleos Essenciais separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − 8 =

Go up