Óleo Essencial de Bergamota e seus Benefícios

Se a fruta é gostosa o óleo essencial de bergamota com certeza é maravilhoso, venha conferir seus benefícios.

O óleo essencial de bergamota têm o poder de levantar sua auto estima, te deixar mais otimista, trazer autoconfiança, ajuda a diminuir a ansiedade, é eficiente para regular o apetite. A bergamota é com certeza uma das furtas mais deliciosas que existe, com aroma que dá água na boca, é das cascas dessa fruta que é feito esse potente óleo.

Ele pertence a família dos óleos cítricos. Por ser citrus, é responsável por uma sensação boa que traz alegria para quem o inala. Porém seus benefícios vão muito além. Bora conferir!

Comece por aqui!

Como usar o óleo essencial de Bergamota

Por causa do perfume cítrico e característico da bergamota, ele é muito usado em produtos de cuidados pessoais. É comum encontra-lo em perfumes, colônia, produtos de higiene pessoal e cosméticos. Você também encontra a versão do  óleo de bergamota comestível, geralmente usado como aromatizante de alimentos e bebidas.

O óleo de bergamota é apreciado por seu aroma suave, sabor picante e ampla variedade de usos.

O óleo essencial de bergamota não deve ser usado diretamente na pele. Como todo óleo essencial, deve ser misturado com um óleo como de coco ou óleo mineral, e só assim ser usado na pele. O óleo essencial de bergamota também pode ser misturado com vapor de água e usado como tratamento de aromaterapia.

óleo essencial de bergamota
Frasco com óleo essencial de bergamota

Aromaterapia com óleo essencial de Bergamota 

O óleo essencial de bergamota é muito procurado por suas propriedades calmantes como tratamento na aromaterapia. Aqui estão algumas maneiras de aproveitar seus benefícios e seu aroma marcante:

  • Misture o óleo essencial de bergamota com um óleo carreador ou até mesmo em um creme hidratante de sua preferência, para usar como loção para o corpo ou para massagem.
  • Adicione de duas a cinco gotas de óleo de bergamota a produtos usados no banho como sabonete liquido, shampoo e esfoliação facial.
  • Use-o como um ingrediente na aromaterapia. Por exemplo, o óleo essencial de bergamota pode ser adicionado ao perfume de velas caseiras e purificadores de ar. Você também pode aplicá-lo em vaporizadores para distribuir seu perfume em um ambiente.
  • Aplique-o em suas bandanas ou lenços para obter um perfume suave e delicado.

Veja também: Oleos essenciais do terra funcionam

Óleo essencial de Bergamota para a pele

Vários compostos no óleo essencial de bergamota têm propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Isso pode tornar o óleo de bergamota um tratamento eficaz para acne, só não é recomendado para peles muito sensíveis.

Como usar o óleo de bergamota em inflamação de pele:

  • Aplique oleo essencial de bergamota misturado com um óleo carreador diretamente em espinhas, cistos e cravos.
  • Deixe durante a noite.
  • Não use ou deixe este tratamento durante o dia ou sob a luz do sol, o óleo de bergamota exposto ao sol pode causar queimaduras na pele.
  • Você também pode misturar o óleo diluído em água ou adicionar em seu limpador facial.

Óleo essencial de Bergamota para cabelos

Os fãs do óleo de bergamota amam cuidar dos cabelos usando-o, comprovam a capacidade deste óleo essencial de suavizar e domar cachos. Evidências também indicam que o óleo de bergamota pode ser calmante para o couro cabeludo irritado. Adicione algumas gotas em seu shampoo preferido, junte de uma a duas gotas com uma colher de sopa de óleo carreador e massageie o couro cabeludo como um tratamento noturno.

Mix de óleo de Bergamota com outros óleos essenciais

Muitos outros óleos essenciais podem fornecer benefícios semelhantes. Tente criar um Mix com os óleos essenciais que você mais gosta. Você pode mistura-lo aos seguintes óleos:

  • Óleo essencial de lavanda: esse é um perfume clássico para aromaterapia. É frequentemente usado o óleo essencial de lavanda em produtos e tratamentos para pele, cabelo e acne.
  • Óleo essencial de melaleuca: Aprovado por suas propriedades antibacterianas, o óleo essencial de melaleuca pode combater a acne e aliviar a inflamação da pele.
  • Óleo essencial de camomila: Calmante como um chá ou na pele, o óleo essencial de camomila também pode elevar o humor.

Benefícios desse potente óleo

O óleo de bergamota dispõe de vários benefícios. Aqui estão alguns deles:

Redução do estresse: Em pesquisas realizadas em mulheres no Japão, descobriu que o óleo de bergamota inalado misturado ao vapor de água reduzia os sentimentos de ansiedade e fadiga. Estudos também comprovam que a aromaterapia com bergamota (entre outros óleos essenciais) pode aliviar a depressão, a ansiedade e outros transtornos do humor, sinalizando ao cérebro para liberar a dopamina e serotonina.

Combate a intoxicação alimentar: O linalol, um composto encontrado na bergamota, pode ser muito eficaz na destruição de bactérias responsáveis ​​por doenças transmitidas por alimentos.

Riscos no uso 

O óleo essencial de bergamota pode causar alergias em pele sensíveis, especialmente quando não é diluído com um óleo carreador. Os óleos essenciais, às vezes podem causar dermatites alérgicas. Você sempre deve realizar o teste de sensibilidade antes de usar qualquer óleo essencial. Para isso, esfregue em uma área do seu antebraço, uma pequena quantidade do óleo diluído em um óleo carreador.

Se não houver reação alérgica dentro de 24 horas, deve ser seguro usá-lo. Se você está preocupado com a sensibilidade da sua pele à luz solar, procure uma versão sem óleo de bergamota. Adote-o como seu novo perfume, ou mesmo para melhorar seu humor, e trazer harmonia mental e emocional, tranquilizando os ambientes da casa e do trabalho. Tenho certeza que ele vai se tornar essencial em sua rotina. Experimente! Você vai adorar conhecer os óleos essenciais confira outros assunto aqui em nosso blog.

Espero que tenha gostado do conteúdo Óleo Essencial de Bergamota e seus Benefícios
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Óleos Essenciais separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 2 =

Go up