Descubra o que é aromaterapia e seus benefícios para a saúde

A aromaterapia utiliza os óleos essenciais aproveitando suas propriedades curativas e seus benefícios.

Desde os tempos antigos, a aromaterapia utiliza óleos essenciais e através de técnicas apropriadas, que ajudam melhorar a saúde, tanto na parte física quanto psicológicos, pois são feitos de plantas naturais, raízes, cascas, ervas e flores.

Dos óleos essências de lavanda ao ylang ylang, eles são usados na aromaterapia para trazer alívio e ajudar no tratamento de males do corpo e da mente, no entanto, devem ser usados por profissionais ou sobre orientação de alguém capacitado nessa área. A seguir, você vai entender o que é a aromaterapia e quais os benefícios que ela traz para a saúde.

Comece por aqui!

O que é aromaterapia e para que serve?

A aromaterapia é forma alternativa e natural que através dos óleos essenciais serve para promover o bem-estar físico e mental.

Como surgiu a aromaterapia?

A aromaterapia existe há milhares de anos, civilizações como a China e o Egito já utilizavam óleos essenciais para fins terapêuticos e para embalsamar corpos. Essa técnica era conhecida entre os médicos na antiga Grécia, na época medieval e na Renascença na Europa, a prática de usar ervas e óleos eram comuns ​​para auxiliar no tratamento de doenças.

Quais os benefícios da aromaterapia?

A aromaterapia traz inúmeros benefícios à saúde, pois a maioria dos óleos essenciais utilizados, possui propriedades analgésicas, antibióticas, antissépticas, adstringentes, sedativas, expectorantes e diuréticas. Além disso, os óleos essenciais são utilizados para auxiliar acalmar o desconforto gastrointestinal, diminuir dores menstruais, estresse, ansiedades, problemas circulatórios e infecções.

Para trazer bem-estar, a aromaterapia tem um efeito calmante que facilita o relaxamento e a paz de espírito.

aromaterapia
Frascos com óleos essenciais usados na aromaterapia

Como curar doenças com aromaterapia?

A aromaterapia usada por profissionais, pode ser aplicada de diferentes formas para aliviar doenças e desconfortos físicos e mentais. Abaixo há alguns deles:

Inalação

A maneira mais comum, que é derramar algumas gotas de óleo essencial preferido em um lenço ou em uma vasilha de água quente e inalar suavemente o perfume.

Massagem

Aqui antes de fazer a aplicação direta é necessário diluir a essência em uma loção ou óleo vegetal (óleo carreador) como azeitona, abacate ou gérmen de trigo antes de ser aplicado na pele para evitar possíveis reações alérgicas.

Banhos aromáticos

Para obter os benefícios de um banho relaxante, basta colocar água morna e óleos essenciais na água, porém, a água deve estar morna para que o óleo não evapore.

Aplicação de creme

É só adicionar algumas gotas de óleo essencial escolhido em seu creme corporal e após aplicá-lo diretamente na área desejada da pele fazendo massagens.

Consumo direto

Para fazer ingerir alguns óleos essenciais devem ser diluídos em água ou fazer infusões, no entanto, o recomendado é consultar um médico ou aromaterapeuta, pois alguns desses óleos podem ser prejudiciais quando ingeridos diretamente.

Veja mais: O que são óleos essenciais e como funcionam

Quais os melhores óleos de aromaterapia?

A lista é grande, no entanto, os óleos essenciais com diferentes benefícios para a saúde, mais utilizados são:

Bergamota

Para trazer alívio e diminuir o estresse, melhorar o apetite e aliviar a depressão e a ansiedade, esse é um dos mais usados.

Cipreste

O de cipreste serve para ajudar acalmar o sistema nervoso, aliviar os sintomas incômodos da menopausa, alergias e estresse.

Gerânio

Para diminuir os sintomas pré-menstruais e a ansiedade, pois o mesmo acalma o sistema nervoso e eleva a autoestima.

Toranja

Regula as emoções, diminui o estresse e ainda ajuda a combater resfriados e problemas respiratórios.

Lavanda

O queridinho dos óleos essenciais o de lavanda ajuda controlar a pressão arterial, melhora dores de cabeça devido à tensão ou estresse e também alivia picadas de insetos e queimaduras.

Limão

Muito utilizado por quem estuda, pois ele reduz a fadiga mental, alivia o estresse, estimula a concentração e melhora a circulação.

Hortelã

Esse potente óleo essencial de hortelã relaxa e acalma os músculos do estômago e distúrbios do trato gastrointestinal, problemas respiratórios e tensão nervosa.

Alecrim

Também muito usado para aliviar dores musculares e reumáticas, além de regular a pressão arterial baixa.

Ylang-ylang

O delicioso ylang-ylang ajuda no tratamento de problemas sexuais, acalma a ansiedade, ajuda a regular o pulso e reduz os ataques de pânico e a depressão.

Veja também: Como usar os óleos essenciais de forma correta

Aromaterapia

Resumindo, a aromaterapia é uma técnica que usa óleos essenciais concentrados que são extraídos de variadas plantas aromáticas e utilizadas para auxiliar no tratamento e cura de algumas doenças, via pele e via olfato. O termo ”aroma” significa cheiro e “terapia” a cura. Os óleos essenciais são compostos orgânicos, concentrados voláteis e de aroma distinto.

Sempre alerto aqui no blog que os óleos essenciais são puros e altamente concentrados, por essa razão, o uso dos mesmos deve sempre ter a orientação de um especialista em aromaterapia. É importante ainda, que sempre antes da utilização dos óleos se faça um teste de sensibilidade para evitar problemas desnecessários tais como possíveis alergias. Por último, alguns óleos essenciais antes de serem usados devem ser diluídos em um óleo carreador.

Espero que tenha gostado do conteúdo Descubra o que é aromaterapia e seus benefícios para a saúde
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Aromaterapia separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco + seis =

Go up