Hidroquinona para que serve?

Hidroquina para que serve? Te convido a conferir sobre esse eficiente aliado contras as manchas da pele.

Hoje aqui no blog o assunto é sobre a hidroquinona para que serve? Alguns produtos contêm diferentes concentrações de hidroquinona em sua composição, e quanto maior for sua concentração mais eficiente é o resultado. A hidroquinona é um produto químico usado em cosméticos para despigmentação, usado principalmente para clareamento da pele com aquelas manchas escuras indesejadas na pele.

Para cuidar da beleza da pele, sabemos que é preciso ter uma rotina de cuidados, usar produtos de qualidade, ter uma boa alimentação, evitar a exposição excessiva em determinados horários no sol, beber bastante líquido e muito mais. Mesmo com todos esses cuidados pode aparecer manchas na pele e para isso a hidroquinona pode ser eficaz. Bora continuar lendo?

Comece por aqui!

Como funciona a hidroquinona?

A melanina é o que causa a pigmentação da pele, então a hidroquinona age sobre ela bloqueando a produção de melanina e aumentando a degradação das células que a armazenam. O bloqueio da produção de melanina é realizado inibindo a tirosinase, a enzima que converte a tirosina em melanina.

Além disso, altera a estrutura dos melanossomos, fazendo com que sua degradação aumente ou sua produção diminua. O resultado do tratamento com hidroquinona é uma pele mais lisa e com tom uniforme.

Veja ainda: Creme antienvelhecimento que ajudam sua pele

 

hidroquinona para que serve
Mulher com manchas na pele do rosto

Hidroquinona para que serve?

Ela é indicada para o tratamento de hiperpigmentação da pele, como melasma ou cloasma ou pintas. O lentigo é uma mancha muito comum causada pela exposição prolongada ao sol, principalmente depois de um intenso sol de verão.

Dependendo do tipo de manchas na pele, existem diferentes opções e tratamentos. A hidroquinona é uma delas, porém, é importante você procure um profissional para que ele determine qual opção é mais adequada em cada situação.

Quando você está exposto à radiação UV, o corpo a detecta como um ataque e se protege aumentando a produção de melanina. Conforme resultado de pesquisas, o aumento da melanina pode levar ao aparecimento de manchas na pele, que são mais comuns em áreas mais expostas, como o rosto.

Existem vários motivos que favorecem o aparecimento de manchas, mas o mais comum é a exposição solar. Embora a radiação solar seja um fator determinante, não é o único. No entanto, existem outros fatores que podem interferir no aparecimento das manchas, como:

 

  • Fototipos de pele: São mais comuns em peles claras, fototipos I ou II;
  • Medicamentos: Alguns medicamentos, como pílulas anticoncepcionais, são sensíveis à luz e podem causar manchas na pele;
  • Gravidez;
  • Nicotina;
  • Genética e idade;
  • Danos anteriores à derme.

Veja também: Como cuidar da pele oleosa no inverno

Como usar a hidroquinona?

Este composto pode ser usado em qualquer parte do corpo onde você deseja remover manchas. No entanto, tenha cuidado com os olhos e as membranas mucosas. Deve ser aplicado à noite na área a ser tratada e não deve ser exposto ao sol sem protetor solar. Se você tem pele sensível, um teste de sensibilidade é recomendado antes de usar o produto.

A hidroquinona interfere apenas na formação de nova melanina, por isso o efeito de despigmentação não é imediato e levará semanas para ver seus benefícios na pele. Além disso, os efeitos dela são temporários. Isso ocorre porque a produção de melanina é reativada quando o tratamento é interrompido. No entanto, a despigmentação pode ser mantida por 2 a 6 meses após o término do tratamento.

Que reações adversas podem causar?

As complicações mais comuns que podem ocorrer com o uso de hidroquinona incluem:

  • Dermatite de contato irritante.
  • Vermelhidão da pele.
  • Alergia a componentes.
  • Sensação de queimadura.

No entanto, algumas pessoas também podem apresentar outras reações, como bolhas, inchaço da pele ou da língua, dificuldade em respirar e dor no peito. Além disso, a hidroquinona é fotossensibilizante, o que significa que pode causar outras manchas e piorar a pele quando exposta à luz solar.

Outros efeitos colaterais estão associados ao uso prolongado do creme, como perda de elasticidade da pele ou descoloração das unhas. Além disso, o uso prolongado pode produzir excesso de pigmento, o que é conhecido como melasma. É uma mancha azul escura que é quase irreversível e difícil de remover.

Existe também o risco de desenvolver uma alergia ao produto. Para saber se você é sensível à hidroquinona, é recomendável aplicá-la em uma pequena área da pele com antecedência. Embora uma leve vermelhidão seja considerada normal, você deve parar de usá-lo se desenvolver sinais de reação alérgica.

Por fim, recomenda-se o uso regular de produtos despigmentantes e combiná-los com protetores solares específicos para cada condição ou tipo de pele. Desta forma, os resultados obtidos com o tratamento serão melhores e mais duradouros. Não se esqueça de consultar um dermatologista se este for o melhor tratamento para você.

Óleos essenciais para clarear a pele

Alguns óleos essenciais podem ser eficazes no clareamento de manchas na pele. Geralmente os produtos indicados para cuidados com a pele são caros, mas você pode experimentar outras opções como uso dos óleos essenciais, abaixo confira alguns deles e escolha qual melhor para seu uso:

Óleo essencial de Melaleuca: um óleo versátil que age contra acne e erupções na derme, eficaz no equilíbrio da oleosidade e ainda no tratamento de queimaduras.

Óleo essencial de camomila: Um potente hidratante que pode ser aplicado na pele diluído em seu creme. Eficiente para acalmar e hidratar a derme.

Óleo essencial de Gerânio: Um óleo maravilhoso um dos mais preferidos pelas mulheres, ótimo para peles secas e oleosas, controla o oleosidade e um excelente aliado contra manchas que podem aparecer com a idade.

Óleo essencial de lavanda:  é um dos mais populares dentro da aromaterapia e o seu cheiro é inconfundível. Nos tratamentos para pele é um potente aliado no clareamento das manchas deixadas pela acne, além de proteger a pele contra os efeitos dos radicais livres. Equilibra a oleosidade e melhora o aspecto de peles com queimadura.

Espero que tenha gostado do conteúdo Hidroquinona para que serve?
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Beleza separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 + 1 =

Go up