Aloe vera para que serve? Como usar e benefícios

Aloe vera para que serve? Quais os benefícios dessa planta para nosso uso diário? Descubra e se apaixone!

Aloe Vera para que serve? Com o usar, quais os benefícios? É uma planta que cresce em clima tropical, muito comum aqui no Brasil, também conhecida como babosa. Tem sido usado por séculos para tratar condições da pele. Aloe Vera também é um dos ingredientes principais muito usado em cosméticos. É ainda, utilizada em alimentos, bebidas e fitoterápicos.

Aloe Vera é uma planta que armazena água em suas folhas. Elas são reconhecidas por suas partes largas, suas extremidades pontiais e cor verde. É usado como remédio natural para tratar lesões na pele, feridas e queimaduras, e claro, faz maravilhas no cabelo. Vamos conferir abaixo o que a babosa tem de benefícios.

Comece por aqui!

Aloe Vera para que serve

O Aloe vera ou babosa é uma planta tão especial que fica difícil descrever o quão importante ela é. Serve para cuidar dos cabelos dando mais vida e brilho, perfeita para melhorar a pele pois é rica em propriedades que só fazem bem a derme.

Para usar seu gel, pegue uma folha e lave bem, retire a casca com cuidado e com auxílio de uma colher recolha o gel e coloque em uma vasilha, com um garfo ou mesmo no liquidificar bata e você terá o mais puro gel de babosa.

A babosa é rica em antioxidantes que são importantes para a saúde, eles pertencem a um grande grupo de substâncias chamadas polifenóis. Esses polifenóis, juntamente com vários outros compostos do aloe vera, ajudam a inibir o crescimento de certas bactérias que podem causar infecções em humanos. E não para por ai...

Veja ainda: Saiba porque é tão importante retirar a maquiagem pós festa

 

aloe vera para que serve
Mulher usando Aloe vera para hidratar o cabelo

Aloe vera para cabelo

Aloe vera é uma planta incrivelmente versátil — além de ser usada para cuidados com a pele, é um ótimo produto para aplicar no seu cabelo! Rico em vitaminas, aminoácidos e minerais, que fazem maravilhas nas madeixas. Ajuda no crescimento dos fios, acalma o couro cabeludo e hidrata o cabelo. De preferência use gel aloe vera in natura, no entanto, pode ser comprado em loja de produtos naturais.

Para obter esses benefícios basta usá-lo junto com seu condicionador depois de lavar o cabelo e aguarde uns 5 minutos ou mais, aplique-o às suas raízes para promover o crescimento e uma máscara para hidratar, em alguns dias já vai perceber a incrível melhora em suas madeixas. Aloe vera ajuda a eliminar a caspa e também melhorar cabelos danificados pelo calor ou excesso de produtos químicos.

Aplique gel aloe vera diretamente no couro cabeludo. Coloque 2 a 3 colheres de sopa (30 a 44 mL) de gel aloe vera na ponta dos dedos e faça massagens com o gel no couro cabeludo, aguarde de 10 a 20 minutos. Para potencializar use uma toalha enrolada nos cabelos. Lave e retire todo o gel e use seu condicionador de costume.

Faça esse processo 2 vezes por semana, se quiser acelerar os resultados faça 3 vezes. Faça parte da sua rotina à noite antes de ir para a cama. Combine o tratamento do couro cabeludo com uma máscara de cabelo uma vez por semana para cabelos brilhantes e lisos.

Veja também: O que é aromaterapia e como funciona

Aloe vera para pele

O Aloe vera é completo em vitaminas e minerais, as vitaminas são: A, C, E e B12; ácido fólico; e minerais cálcio, cromo, cobre, selênio, magnésio, manganês, potássio, sódio e zinco. E por possuir este composto maravilhoso é que ela é tão eficaz para cuidar da pele.

A aloe vera ajuda a hidratar a pele de forma natural, pois retém a umidade, é perfeita para pele seca. Acalma a pele, é rica em antioxidantes e ainda é útil para clarear as temidas manchas da derme. Como possui alto teor de umidade, o aloe vera pode minimizar os sinais de envelhecimento.

Para usufruir de todos esses benefícios, você pode usar o gel do aloe vera ou babosa passando diretamente na pele. Se preferir, retire o gel e bata no liquidificador fazendo um gel para usar diretamente na derme. Sua rotina de beleza vai ser muito mais eficiente utilizando a babosa como ingrediente principal.

 

Aloe vera como usar no rosto

Se você já usou o aloe vera e não teve nenhum tipo de alergia, ótimo, no entanto, se quiser fazer um teste antes coloque um pouco do gel da babosa em sua pele e aguarde umas 4 horas, caso não apareça nenhuma reação pode usar em segurança. É incomum ter casos de alergia com o uso do aloe vera, mas não custa se prevenir.

Para aproveitar com eficácia os efeitos da babosa em seu rosto, coloque um pouco do gel em uma vasilha e com as mãos espalhe uma generosa quantidade na face e aguarde, os efeitos benéficos são melhores quando o gel fica agindo durante a noite.

Você pode ainda fazer máscaras de hidratação facial:

  • Máscara de Aloe vera e óleo de coco: ajuda a hidratar a pele seca, sendo excelente para tratar problemas de eczema e demais condições que deixam a pele ressecada.
  • Aloe vera, mel e cúrcuma: Essa misturinha maravilhosa é uma potente aliada para a pele do rosto. O mel é ótimo para a derme, a cúrcuma age contra a hiperpigmentação e os radicais livres e, além disso, ajuda a clarear e melhorar sua pele.

Aplique sua máscara e aguarde pelo menos 15 minutos antes de retirá-las. Lave em água abundante e deixe secar normalmente.

Precauções de uso interno da babosa

Aloe vera é uma planta notável que tem sido usada na medicina tradicional há milhares de anos para tratar uma ampla gama de doenças, mesmo as muito graves. No entanto, mesmo sendo um remédio natural, tomar aloe vera internamente pode ter algumas contraindicações e quase sempre ter efeitos colaterais (no entanto, isso é resultado da ação purificante desta planta).

Em alguns casos, a ingestão de aloe vera ou suco de aloe vera é completamente proibida. Em outros casos, produtos sem aloína, que é um laxante, podem ter efeitos irritantes e prejudiciais em pessoas com problemas inflamatórios intestinais e/ou cólon.

Finalmente, existem os chamados efeitos colaterais naturais, que são o resultado dos efeitos normais de limpeza que você experimenta ao beber suco de aloe vera.

Gravidez: O suco de babosa pode causar contrações uterinas e aborto, evite a ingestão oral durante a gravidez e amamentação.

Você aproveitar todos os inúmeros benefícios do aloe vera em seu dia a dia. Cuidar da beleza utilizando o que a natureza nos oferece é como um presente. Não deixe de usar os óleos essenciais também em seu skincare. Há óleos essenciais apropriados para cuidar da pele, dos cabelos e muito mais.

 

Espero que tenha gostado do conteúdo Aloe vera para que serve? Como usar e benefícios
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Beleza separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × quatro =

Go up