Como cuidar da pele oleosa no inverno

Se você quer saber como cuidar da pele oleosa nos dias de frio intenso, esse artigo é para você.

Muitas pessoas acham que a pele oleosa não precisa de cuidados especiais durante o inverno ou as estações mais frias, já que essas estações deveriam afetar apenas a pele seca, no entanto, isso é um erro, mas o que devemos fazer e como cuidar da pele oleosa durante o inverno?

Uma coisa é certa, é necessário ter uma rotina de inverno para manter a pele oleosa bem cuidada. É claro que ela não se comporta da mesma forma que a pele seca ou a pele sensível contra o frio. Porém, isso não quer dizer que nos dias de frio mais intenso a pele não necessite de ser hidratada. Redobrar os cuidados com a pele oleosa é essencial, pois devido à secura do ambiente isso pode produzir ainda mais gordura piorando a situação.

Comece por aqui!

Como cuidar da pele oleosa no inverno

O fato é a pele oleosa também necessita de cuidados especiais durante o inverno. O frio tem pode prejudicar e muito a textura de todos os tipos de pele, pois, em geral, isso porque ocorre um tipo de ressecamento na derme. No entanto, para a pele oleosa isso pode ser ainda pior.

No inverno a pele perde água e nutrientes que são essenciais, e assim sendo, o clima frio faz com que os capilares se contraiam isso causa uma diminuição de oxigênio, umidade e nutrientes, e, o volume de células mortas aumenta. Com esse aumento de células mortas da pele, os poros podem entupir, daí o aparecimento de cravos e espinhas no rosto é maior.

Veja ainda: Soro facial para espinhas e cicatrizes da acne

Como cuidar da pele oleosa
Mulher lavando o rosto para cuidar da pele

Rotina de como cuidar da pele oleosa

Para cuidar da pele oleosa e mantê-la sempre hidratada e protegida é preciso manter uma rotina de cuidados. A seguir você vai conferir algumas ações para ter uma pele mais saudável e bonita.

  • Manter a pele limpa: Lavar o rosto duas vezes ao dia, usando um sabonete neutro ou de acordo com sua pele e usar um creme facial com antibacteriano de origem natural.
  • Usar loção: Para potencializar o resultado, é melhor aplicar uma loção sem óleo, após lavar o rosto. Os mais conhecidos e usados ​​são os feitos de hammamelis, alecrim ou aloe vera, também conhecida como babosa.
  • A hidratação é essencial:  Após o rosto estar limpo, aplicar um hidratante para pele oleosa ajuda na hidratação. Esses cremes em geral contêm ácidos, como o hialurônico. Esses produtos ajudam restaurar a umidade natural da pele.
  • Beba água: É importante beber bastante água durante o dia para se hidratar isso é excelente para a pele.
  • Usar protetor solar: Mesmo no inverno é preciso usar protetor solar, use de acordo com a necessidade de sua pele.
  • Fazer esfoliação: Fazer esfoliação com esfoliante não abrasivo duas vezes por semana já ajuda, isso remove as células mortas.

Mais cuidados para sua rotina de beleza

Há nas lojas especializadas em produtos cosméticos, inúmeros produtos de alta qualidade para cuidar da beleza, também em sites e farmácias. Usar máscaras pode ser um forte aliado para manter a pele oleosa radiante. Além disso, devemos esfoliar e usar produtos adequados. Se você quer saber mais sobre como cuidar da pele oleosa, complemente com outros cuidados para obter ótimos resultados. Tais cuidados são:

  • Uso de máscaras: As máscaras fazem milagres na aparência da pele, usá-las duas vezes por semana é o indicado.
  • Peeling com ácido salicílico: Se a pele for muito oleosa apesar dos cuidados, fazer esfoliação com ácido salicílico é uma boa alternativa, pois elimina cravos e espinhas, além de reduzir o brilho da pele.
  • Use maquiagem matificante: Essa maquiagem melhora a aparência da pele e, além disso, no inverno dura mais, por isso não é necessário retocar com frequência.
  • Os produtos certos: Como regra geral, géis hidratantes ou cremes gel hidratantes são melhores. E se forem reguladores de sebo, não comedogênicos e livres de óleo aí é um bônus. O correto é que é o dermatologista recomende os produtos certos para sua pele.

Veja também: Confira os melhores óleos para umectação capilar

Óleos essenciais para cuidar da pele oleosa

Para cuidar da beleza da pele, alguns óleos essenciais podem fazer maravilhas. São óleos puros e concentrados e uma das coisas importantes que você deve saber é que em alguns casos o uso deles diretamente na pele pode causar alergias, porém o uso de um óleo carreador pode ser útil para fazer a diluição dos mesmos. Confira a seguir alguns óleos essenciais para você usar na rotina de cuidados para cuidar de sua pele.

  • Óleo de camomila: Controla a oleosidade evitando o aparecimento de cravos e espinhas;
  • Óleo de salvia sclarea: Limita a produção de sebo sendo eficiente no combate a oleosidade da pele;
  • Óleo essencial de lavanda: Excelente antioxidante e perfeito para diminuir o excesso de óleo na derme;
  • Óleo essencial de rosa: Potente bactericida sendo perfeito para regular a oleosidade e combater cravos e espinhas.

Agora você já sabe como cuidar da pele oleosa no inverno. Claro que os cuidados com a pele devem ser durante o ano todo, como vimos usar produtos de qualidade, ingerir bastante água e não devemos esquecer-nos de ter uma alimentação natural e saudável. Basta reforçar alguns cuidados básicos para ter uma pele macia, hidratada e linda nesse período.

Espero que tenha gostado do conteúdo Como cuidar da pele oleosa no inverno
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Beleza separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove + 20 =

Go up