03 Óleos para tratar a pele: óleos essenciais e vegetais

Gosta de usar óleos para tratar a pele? Então você vai se apaixonar, são óleos essenciais e vegetais!

óleos-para-tratar-a-pele

Entre os óleos para tratar a pele estão o óleo de rosa Mosqueta que é um verdadeiro tesouro da natureza, o óleo vegetal de linhaça. Vamos conferir o que esses óleos têm a nos oferecer. Um poderoso antioxidante que ameniza e reduz cicatrizes, diminui os danos causados pela radiação ultravioleta, alivia dores de articulações e artrite, reduz stress e promove o relaxamento da derme.

O de rosa Mosqueta é indicado para todos os tipos de pele, realmente ele é um queridinho. É capaz de estimular a síntese do colágeno e reduzir melasmas, além de muitos outros benefícios. O óleo vegetal de linhaça é rico em ácido graxo e por último e não menos importante o óleo essencial de lavanda que é considerado o queridinho dos óleos essenciais. Vamos conferir abaixo cada um deles, espero que você goste, continue lendo...

Comece por aqui!

Óleos essenciais para tratar a pele

Aqui no blog gosto de trazer dicas para cuidar da beleza, e para isso, sei que alguns óleos essenciais fazem maravilhas quando o assunto é cuidar da pele, dos cabelos, unhas e tudo que se refere a rotina de beleza. Como são ricos em propriedades benéficas e totalmente naturais, aproveite e use os mesmos em seu skncare, claro, busque conhecimento antes de iniciar a utilização.

Fale com um especialista em aromaterapia que é o profissional mais indicado, é bom repetir que o uso dos óleos essenciais deve ser feito de forma correta.

Veja um artigo sobre como usar os óleos essenciais corretamente.

óleos para tratar a pele
Frasco com óleo essencial de Rosa Mosqueta

1. Óleo essencial de Rosa Mosqueta bom e barato

O óleo essencial de rosa mosqueta, é um aliado poderoso e porém custa três vezes mais barato. Apesar de ser rico em provitaminas e lipossolúveis como, a tretinoína, o princípio ativo do óleo de rosa mosqueta, pode ser encontrado em apenas outro óleo vegetal em quantidades ainda maiores. Então vem comigo que eu vou te contar tudo sobre esse assunto e te passar formas práticas de usar para rugas, estrias e manchas de pele.

Esses óleos para tratar a pele podem fazer maravilhas em sua derme. No entanto, sempre fale com um profissional em aromaterapia antes de sua utilização. Cuidar da beleza é uma coisa que temos que fazer diariamente, não podemos descuidar da pele, cabelos, unhas e tudo mais. Então bora ver o que temos de bom para aproveitar ao máximo.

Óleos para tratar a pele

Quando se fala em os óleos vegetais e óleos para tratar a pele, existe muita desinformação sobre o óleo de rosa mosqueta, portanto, cuidado com que você ouve e vê por aí. Ele é extraído por processo de prensagem das sementes da espécie rosa rubiginosa na região dos Andes e da espécie Rosa-canina na Europa.

Esse óleo pode sim ser usado puro ou diluído, porém outros óleos requerem mais cuidado, pelo fato de algumas pessoas ter peles sensíveis, nesse caso, a diluição em um óleo carreador é necessária. Mas como cada organismo é diferente, você deve observar as reações da sua pele. Aplique algumas gotas diretamente na pele e aguarde para ver terá alguma alergia.

Excelente para acelerar cicatrização

O óleo essencial de rosa mosqueta é indicado para acelerar melhor a cicatrização de cirurgias, tratamento anti acne, estimular a síntese de colágeno, previne o ressecamento da pele, sendo um excelente umectante. Perfeito para melhorar a elasticidade da cútis reduzindo rugas e linhas de expressão. Para prevenir e tratar o envelhecimento precoce.

E por que o óleo de rosa mosqueta tem todos esses benefícios? Seria possível encontrar um substituto para ele, como eu disse, além de ser rico, em provitaminas, componente em maior quantidade do óleo de rosa mosqueta é o ômega três, com mais 30% de concentração, veja abaixo qual esse eficaz OE.

O único óleo vegetal com mais ômega três do que a rosa mosqueta, é o óleo vegetal de linhaça, ele é capaz de ter mais de 50% de ômega três na sua composição, e por isso é um óleo podemos dizer ainda melhor do que o rosa mosqueta para amenizar as rugas, estrias, melasmas e etc.

Veja ainda: Óleo de Argan para cabelos

óleos para tratar a pele
Frasco com óleo vegetal de Linhaça para tratar a pele

2. Óleo Vegetal de Linhaça rico em ácido graxo

É sempre importante lembrar que o ômega três é um ácido graxo essencial que seu corpo não consegue produzir naturalmente, e que o ômega três é bom para saúde, a maioria das pessoas já tem consciência, no entanto, quase ninguém sabe que ele é o princípio ativo do óleo de rosa mosqueta.

Agora não é legal passar óleo de peixe no rosto não é uma opção. Por isso e por custa três vezes mais barato do que o óleo de rosa mosqueta, vou sempre defender a favor do uso do óleo vegetal de linhaça extra virgem.

A linhaça cujo nome científico é Linum usitatissimum, é a semente da planta chamada de linho muito utilizada na culinária. Há relatos que sobre semente do linho são 5000 AC, na Mesopotâmia. Também encontraram desenhos da semente de Linho em tumbas faraônicas o que comprova o uso dessa herbácea desde, a antiguidade.

O óleo vegetal de linhaça é um alimento funcional

Mesmo sendo originário da Ásia, seus benefícios foram difundidos pelo mundo todo, e seu consumo é muito comum. A linhaça é considerada um alimento funcional, pois além de ter suas propriedades nutricionais básicas, têm propriedades preventivas. O ômega três é fundamental para o funcionamento das células da pele.

Com pesquisas indicando o seu efeito em imunomodulação, inflamação, alergias, prevenção e redução de tumores, cicatrização, diminuição de melasmas, síntese de colágeno. Portanto, quanto mais ômega três melhor, o óleo de linhaça é extraído principalmente no Brasil e nos Estados Unidos. Tem validade de até dois anos e pode ser utilizado puro ou misturado com outros óleos.

Mais benefícios do óleo de linhaça

É um poderoso, anti-inflamatório para dermatite, psoríase, irritação na pele, coceira, rejuvenescimento da pele, prevenção de estrias e celulites de gravidez e para ansiedade e estresse. Para problemas de pele, você pode usar o óleo de linhaça ou rosa mosqueta puros ou diluídos. Para diluir você pode usar um creme, gel ou até mesmo outro óleo vegetal como base carreadora.

Para fazer um sérum facial para rugas e melasmas com óleo de linhaça, adicione cinco gotas do óleo essencial de lavanda, mais cinco gotas do óleo resina de copaíba, em 20 ml de óleo de linhaça, isso dá mais ou menos 2,5% de concentração. Se necessário pode dobrar a quantidade de gotas ou seja 10% de lavanda e 10% de copaíba, mas comece com a concentração menor.

Veja ainda: 7 vitaminas para unhas rachadas

óleos para tratar a pele de lavanda
Um dos óleos para tratar a pele, óleo essencial de Lavanda

3. Óleo essencial de lavanda

O delicioso e queridinho óleo essencial de lavanda é feito da planta da lavanda, utilizado na aromaterapia como um relaxante natural, esse eficiente óleo tem ainda benefícios quando é utilizado no cuidado de beleza, é um dos óleos essenciais para cuidar da derme. A lavanda é presente em muitos produtos cosméticos como shampoos, cremes, máscaras, etc.

No entanto, como os óleos essenciais são puros e concentrados, é necessária que se faça a diluição do mesmo em um óleo carreador. Usa-lo em um óleo carreador é se prevenir para não ter reações alérgicas, por isso sempre faça o teste de sensibilidade. Você pode diluir o óleo essencial de lavanda no óleo de coco, de jojoba ou outro de sua preferência.

Como é rico em propriedades antibacterianas, é indicado para melhorar acnes, o óleo de lavanda não obstrui os poros. Quando combinado com hamamélis e usado diariamente como tônico ou ainda junto óleo essencial de melaleuca ou óleo de argan para ajudar amenizar cravos e espinhas.

Óleo essencial de lavanda para amenizar rugas

Como ele contém antioxidantes, é um dos óleos para trata a pele mais indicados, isso o torna eficiente para auxiliar e combater os radicais livres, e ainda diminuir a aparência de linhas finas e as temidas rugas. Além de usufruir dos benefícios do óleo essencial de lavanda é necessário ter uma alimentação saudável, beber bastante água e procurar dormir bem.

Dicas para escolher um óleo essencial de qualidade

  • Prefira óleos feitos por prensagem a frio ou destilação a vapor, assim sendo, ele é mais puro.
  • Evite embalados em frascos que não sejam em vidro cor ambar, eles preservam o óleo e isso também mantem suas propriedades originais.
  • Veja sempre o rótulo, data de fabricação e composição.

Ao fazer uso dos óleos essenciais na sua rotina de beleza e cuidados com a pele, você está investindo em produtos naturais que são ricos em propriedades que melhoram a pele, cabelos, unhas e muito mais.

Espero que tenha gostado do conteúdo 03 Óleos para tratar a pele: óleos essenciais e vegetais
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Beleza separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 9 =

Go up