Óleo essencial de Camomila para que serve?

Óleo essencial de Camomila para que serve, benefícios e eficácia para nosso uso diário. Venha saber mais!

O óleo essencial de camomila para que serve e benefícios é nosso assunto de hoje. Não é de agora que são utilizados na  aromaterapia para promover mais saúde e bem-estar. Desde o antigo Egito, Grécia e Roma, a medicina alternativa já fazia parte da vida das pessoas. E atualmente os óleos essenciais estão cada vez mais sendo aprovados por quem já os utiliza, uma excelente opção natural para ajudar no tratamento de várias enfermidades.

Ele é um dos mais versáteis que existem e é popularmente usado para auxiliar no dia a dia com eficácia e tendo excelentes resultados desde problemas digestivos até a cicatrização de feridas, depressão, ansiedade e sono. Confira abaixo os benefícios deste poderoso óleo essencial.

Comece por aqui!

Óleo essencial de Camomila para que serve

O óleo essencial de camomila tem seu sido um importante auxiliar nos tratamentos de alguns problemas de saúde tais como: ajuda alivia o estresse um dos causadores principais da ansiedade, auxilia nas condições de pele como eczema ou erupções cutâneas, é um poderoso anti-inflamatório que age na dor da coluna, nevralgia ou artrite, ótimo para cicatrizar feridas, traz melhora nos transtornos digestivos, tais como indigestão, náuseas ou gases e ainda promove uma melhora significativa no sono.

E muito mais, conforme pesquisas, a eficácia do extrato de camomila alemã em casos de diarreia é positiva, pois ele elimina o acúmulo de líquidos nos intestinos. Foi também excelente no funcionamento do intestino de mulheres que tiveram parto cesárea, e ao aplicar óleo de camomila na região do abdômen algumas delas tiveram uma recuperação muito mais rápida. Houve melhora no apetite e ainda sentiram uma diminuição na prisão de ventre.

O óleo essencial de camomila tem propriedades de relaxamento muscular, o que explica seu efeito para condições digestivas e também de cãibras, e ainda, tem ação antibacteriana e cicatrizante.

Veja ainda: 10 benefícios do óleo de coco que você precisa saber

óleo essencial de camomila para que serve
Frasco com óleo essencial de Camomila

Transtorno de ansiedade generalizada

O transtorno de ansiedade generalizada é qualificado quando uma pessoa fica com excesso de preocupação por um período maior, isso gera expectativa e ansiedade. O extrato de camomila pode ser eficiente no tratamento a curto prazo da ansiedade generalizada. Os baixos níveis de um hormônio chamado cortisol, foram ligados a distúrbios de ansiedade e descobriu que a terapia feita com camomila ajudou a reduzir esses sintomas.

Alivia os sintomas de depressão

Conforme estudos, em geral a depressão e ansiedade frequentemente ocorrem juntas. No entanto, quando utilizado extrato de camomila alemã no tratamento de pessoas com depressão e ansiedade, foi constatado uma redução significativa nos sintomas após o período de oito semanas de tratamento.

É importante saber que enquanto o extrato de camomila pode ser tomado oralmente, o óleo essencial de camomila não deve nunca ser ingerido. Aliás, os óleos essenciais precisam ser utilizados com responsabilidade. Antes de fazer uso dos mesmo, procure informações e orientações junto a um profissional de aromaterapia, fale também com seu médico em caso de uso contínuo de medicamentos.

Alívio da dor

O óleo essencial de camomila serve para tratar a osteoartrose e tem uma grande eficácia quando diluído na pele, isso foi comprovado em um experimento com pessoas que fizeram a aplicação do óleo três vezes ao dia durante três semanas. Foi descoberto ainda que, quem fez este tratamento, houve uma redução significativa na necessidade de medicação para o alívio da dor.

Óleo essencial de Camomila melhora o sono

Se tomar uma xícara de chá de camomila antes de dormir já ajuda ter uma boa noite de sono, principalmente para pessoas mais idosas, melhor ainda quando consumida em cápsulas de extrato de camomila por duas vezes ao dia. Conforme pesquisas, houve um aumento significativo na qualidade do sono de quem tomou os extratos de camomila. Para se ter uma noite de sono tranquila e relaxante, esse óleo essencial de camomila é super indicado.

Veja também: Óleo essencial de limão siciliano

Propriedades anticancerígenas

O óleo essencial de camomila alemã é excelente para ajudar no tratamento sobre as células cancerígenas em cultura. Conforme pesquisas, essas células cancerígenas têm maior probabilidade de serem mortas quando tratadas com o extrato. O óleo de camomila tem sido utilizado consistentemente para uma pluralidade de doenças e condições.

Qual é a diferença entre a Camomila-Romana e a Alemã?

O óleo essencial de camomila é produzido a partir das flores de margaridas. No entanto, existem duas variedades diferentes de camomila : Camomila romana (Roman Chamomile ou Anthemis Nobilis) e Camomila alemã (Chamomilla recutita).

Como usar o óleo essencial de Camomila?

Sabendo, portanto, dos benefícios deste potente óleo essencial para a saúde, como você pode usá-lo com segurança em casa? Existem várias formas diferentes que você pode usufruir, incluindo difusão ou aplicação tópica. Lembrando sempre que óleos essenciais devem ser usados com responsabilidade, sempre faça o teste antes para evitar possíveis alergias, diluindo-os em um óleo carreador.

Veja mais: O que é aromaterapia e como funciona

Frascos com Óleo essencial de Camomila

Aplicações da Aromaterapia

A inalação de óleo essencial de camomila pode oferecer uma diversidade de benefícios tais como diminuição da ansiedade e melhora do sono. Você pode usar o óleo em um difusor ou em um frasco de spray de vidro improvisado.

  • Difusor: Com ele torna-se possível espalhar o aroma dos óleos essenciais evaporados por uma sala. Porém antes de utilizar o óleo de camomila, siga as instruções de seu difusor.
  • Pulverização:  Para usar o óleo de camomila em spray, dilua de 10 a 15 gotas de óleo de camomila em cada grama de água. Junte a um frasco de vidro spray e agite muito bem antes de usar.

Uma vez que você use um óleo essencial ou qualquer óleo substancial para aromaterapia, certifique-se de guardá-lo em um lugar bem ventilado. Mulheres grávidas ou lactantes, bem como crianças e animais de estimação precisam de atenção ao fazer uso desses óleos.

Aplicações tópicas do óleo essencial de Camomila

Se você quer saber mais sobre o óleo essencial de camomila e para que serve, já anota ai, ele também pode ser usado em aplicações tópicas. Isto pode beneficiar em caso de dores digestivas ou ansiedade. Todos os óleos essenciais devem ser diluídos em um óleo veicular antes de entrar em contato com a derme. Aqui estão várias maneiras de utilizá-los:

  • Óleo de massagem: Para usar ele deve primeiro ser diluído em um óleo carreador tais como: óleo de coco e óleo de jojoba.
  • Para usar como óleo de banho: Basta misturar o óleo de camomila com um óleo carreador e adicione-o à água quente do banho conforme seu gosto.
  • Em uma compressa: Faça uma compressa mergulhando uma toalha ou pano em água quente, adicionando 1 ou 2 gotas de óleo de camomila diluído, e depois aplicando-o em sua região dolorida, como suas costas ou estômago.

Há algum efeito colateral?

Os óleos essenciais são muito concentrados e não devem ser ingeridos sem a supervisão de um profissional qualificado. Alguns óleos podem ser tóxicos. No entanto, se você deseja tomar camomila, é recomendável que se faça uso do chá de camomila. Certifique-se de mantê-lo em lugar seguro, longe do alcance de crianças e animais de estimação.

Possível irritação da derme

Os óleos podem causar irritação da derme em várias pessoas. Portanto, antes de fazer uso de qualquer óleo essencial, faça o teste de sensibilidade para não ter risco de alergia, passe no interior do cotovelo antes de usá-lo em outras partes da pele. Se você notar qualquer vermelhidão, coceira, ardor ou inchaço, pare de usá-lo.

Pessoas com alergias

Algumas pessoas podem ser alérgicas ao óleo essencial de camomila. Principalmente para quem é alérgico a plantas em relação à camomila, tais como margaridas, tasneira ou calêndulas. Não é comum, porém em situações raras, pode ocorrer uma atitude alérgica grave chamada anafilaxia, que necessita de um atendimento médico de emergência. Os sinais a serem observados incluem:

  • Complexidade da respiração
  • Inchaço da garganta
  • Tosse
  • Aperto no peito
  • Erupção cutânea,
  • Vômitos e diarreia.

Cuidado com óleos essenciais falsos

Os óleos essenciais são extratos concentrados derivados de plantas. O óleo essencial deve ser de qualidade, puro e 100% natural, se o mesmo não for puro, deve conter essa informação na embalagem do produto. Antes de adquirir um óleo essencial é preciso tomar alguns cuidados. Procure por frascos de cor escura, uma vez que a claridade pode danificar os óleos essenciais.

Espero que tenha gostado do conteúdo Óleo essencial de Camomila para que serve?
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Óleos Essenciais separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

9 − 3 =

Go up