Óleo Essencial de Cravo para que serve?

Que os óleos essenciais são incríveis sabemos, óleo essencial de cravo para que serve? Confira e descubra.

O óleo essencial de cravo para que serve? O cravo da índia também como syzygium aromaticum, é nativo das ilhas Molucas na Indonésia, embora hoje seja cultivado em várias partes do mundo, é dele que é feito o potente óleo.

Antes de falar para que serve, saiba que ele é feito pelo processo de destilação dos botões das flores secas que são colhidas da árvore do cravo, assim como também o caule e as folhas também podem ser utilizadas. Muitos são os benefícios desse óleo, mas como podemos obter resultados para nosso dia a dia através desse poderoso óleo essencial, é o que vamos conferir abaixo!

Comece por aqui!

Benefícios do óleo essencial de cravo

A utilização do ocorre há séculos ou mesmo milênios, em uma variedade de aplicações, mas o óleo essencial de cravo para que serve? Tradicionalmente, ele tem sido utilizado para uma variedade de finalidades, incluindo um poderoso antibiótico, um analgésico excelente entre outros.

O mesmo possui várias substâncias químicas diferentes. Mas, o eugenol é a substância estrela, correspondendo de 70 a 80% do óleo essencial extraído dos botões.

óleo essencial de cravo para que serve
Frasco com óleo essencial de cravo

Óleo Essencial de Cravo para que serve?

Óleo Essencial de Cravo para que serve? Os benefícios terapêuticos do óleo essencial de cravo e seus componentes são inúmeros. Em um estudo de 2012 os pesquisadores descobriram que esse óleo tem a capacidade de matar células de bactérias estafilococos em cultura líquida e em biofilme. O biofilme é uma comunidade de bactérias que vivem juntas, protegidos por uma película protetora bem viscosa.

No entanto, a maioria dos antibióticos não é eficaz em penetrar no biofilme e matar bactérias do tipo estafilococos, mas de acordo com o estudo o óleo de cravo parece é capaz.

Veja mais: As melhores marcas de óleos essenciais

Óleo essencial de cravo poderoso antifúngico

Cientistas australianos analisaram atividade antifúngica de vários óleos essenciais, entre eles o óleo essencial de cravo foi o mais eficaz, em interromper o crescimento de uma variedade de fungos. O fungo Candida albicans, por exemplo, pode causar infecções fúngicas como o pé de atleta, sapinhos e infecções vaginais.

Pesquisadores também investigaram o efeito, do eugenol, a substância principal do cravo para candidíase e os resultados mostraram que ele foi tão eficaz quanto o antifúngico alopático Nistatina.

Óleo essencial de cravo tem ação eficaz contra cáries dentárias

Ele pode funcionar de maneira semelhante ao fluo na prevenção de caries, eficaz na inibição de organismos causadores de cáries.

Receitinha: Para melhorar o hálito coloque em um copo de água morna cinco gotas do mesmo para fazer gargarejos, isso ajuda diminuir o mau hálito, combate as cáries e ainda é ótimo para melhorar dores na garganta, faça isso duas vezes ao dia.

Excelente anestésico para a pele

Quando a pergunta é óleo essencial de cravo para que serve, entre seus inúmeros benefícios ele é eficaz como anestésico tópico e na pele, porém deve ser utilizado, sempre diluído. O mesmo também contribui para diminuição da coceira crônica na pele. É ótimo ainda para aumentar a quantidade de pro collágen tipo um e elastina, reduzindo, portanto as temidas rugas.

Além disso, ele pode aumentar a proteína filagrina, a principal necessária para a formação da camada córnea, que constitui a primeira barreira de proteção na sua pele.

Veja também: Óleo de argan para pele

Mantém a pele macia e hidratada

Ele ajuda afastar substâncias e microrganismos, impedindo assim que a sua pele perca água em excesso e fique ressecada. De forma geral o óleo essencial de cravo pode diminuir os danos causados pela radiação ultravioleta b. Em estudos, os cientistas demonstraram que quando misturado a um creme, foi capaz de desinflamar a pele e acelerar a formação de tecido, ajudando na recuperação de lesões e feridas.

Esse óleo é ainda um dos produtos naturais com maior potencial antioxidante que existe perfeito, sendo, portanto, muito eficiente para proteger o seu corpo de qualquer invasor externo, aliás, os óleos essenciais são como presentes para nosso dia a dia.

Espero que tenha gostado do conteúdo Óleo Essencial de Cravo para que serve?
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Óleos Essenciais separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − 3 =

Go up