O que são óleos essenciais e como funcionam

Se a pergunta for o que são óleos essenciais, como devem ser usados e como funcionam, esse artigo é para você. Os óleos essenciais existem há milhares de anos e atualmente está cada vez mais vem sendo utilizados. Os óleos essenciais e a aromaterapia estão diretamente ligados, no entanto, vamos falar sobre os óleos essenciais e como podem ajudar melhorar o seu dia a dia.

Um assunto muito importante, por isso fiz uma pesquisa bem profunda sobre o que são óleos essenciais para te trazer. O objetivo aqui do blog é trazer informações corretas, visando o bem-estar de quem já faz uso dos mesmos e ainda falar sobre os inúmeros benefícios de cada um. Vamos continuar a leitura?

O que são óleos essenciais?

Dentro de pequenos frascos de cor âmbar, estão os compostos altamente puros, concentrados e voláteis, ou seja, eles evaporam com muita facilidade e eles são derivados de plantas, troncos, raiz, de pétalas de flores ou sementes, enfim os óleos essenciais podem ser retirados de vários lugares e tipos de plantas diferentes.

E nas plantas os óleos essenciais são responsáveis pelas funções biológicas, como afastar pragas, atrai insetos para a polinização. Os responsáveis pelo cheiro que você delicioso quando você sente um aroma de uma flor, como uma rosa ou dama da noite, etc.

O que são óleos essenciais
Veja abaixo o que são óleos essenciais?

O que são óleos essenciais e para que servem?

O que são óleos essenciais e para que servem, eles são um metabolismo secundário de plantas, são carregados de compostos químicos como hormônios antibióticos naturais e é isso o que faz com que eles tenham propriedades terapêuticas fantásticas.

É justamente por isso que os óleos essenciais trazem benefícios incontáveis para nosso uso diário. São feitos a partir de plantas, folhas, raízes e frutos e fazem maravilhas em nosso no nosso corpo, a nossa saúde física principalmente, mas também emocional.

Por conta dessa quantidade gigantesca de componentes químicos que existe às vezes em um único óleo, é muito mais do que um aroma bom, é algo para você colocar na sua casa e se sentir bem, para dormir melhor eles são altamente complexos e muito poderosos.

Quais as funções dos óleos essenciais

Os óleos essenciais agem na nossa mente e nosso corpo quando existem reações químicas acontecendo. São extremamente puros e possui um poder muito grande, maior do que só um estado e consciência causada pela inalação de um óleo que pode remeter a uma coisa boa.

Isso é comum acontecer por questões muito mais profundas e biológicas, mas dentro desses pequenos vidrinhos tem tudo isso. Sim, tem tudo isso, um óleo essencial pode ter dez, vinte, trinta ou quarenta componentes químicos de uma vez, que vão agir no seu corpo, daí a necessidade de utilizar corretamente.

Use óleos essenciais de forma responsável

Eles são muito concentrados, por exemplo, para fazer um litro de óleo essencial de alecrim, é utilizado 100 kg de folha de alecrim, ele passa por vários processos para ocorrer à retirada dos óleos essenciais, o mais comum é a destilação a vapor, onde são submetidas as plantas em altíssimas temperaturas, por isso esses óleos são altamente voláteis, ou seja, que evaporam muito rápido e consigam se desprender da planta da raiz do tronco para se separar do resíduo.

Veja a quantidade utilizadas de algumas plantas para fazer óleo essencial. Para se obter um óleo essencial altamente puro, se utiliza a quantidade de flores citadas abaixo:

  • A camomila romana para fazer um litro de óleo essencial de camomila romana você precisa de cento e vinte quilos de mini florzinhas;
  • O óleo essencial de jasmim é um dos mais raros e caros, ele precisa de sete mil quilos de pequenas, leves e delicadas flores branquinhas e muito cheirosas.

Para conseguir de fato extrair toda essa quantidade de componentes químicos que vão te ajudar de uma maneira incrível. Isso tudo significa que uma gotinha é muita coisa, quer dizer quando usados no difusor equivale a dezenas e dezenas de plantas.

Veja também: Como usar óleos essenciais

Vários frascos com óleos essenciais
Vários frascos com óleos essenciais

Mais sobre o que são óleos essenciais

O óleo essencial não pode ser comparado com um chá, o chá não é altamente concentrado, como são óleos essenciais e porque eles também são complexos, dificilmente você consegue fazer em sua casa mesmo vocês tenham 100 quilos de alecrim.

Conforme orientações dos especialistas sobre o que são óleos essenciais, fica claro que para conseguir usar os óleos essenciais de forma saudável e segura, são baseadas nos quimiotipos desses óleos. Um exemplo, para diferenciar os quimiotipos, a lavanda que a gente conhece pelas propriedades terapêuticas, contra insônia, ajuda no relaxamento, ansiolíticas, anti ansiedade é a lavanda francesa que é a lavandula officinalis.

Lavanda brasileira e francesa

Aqui no Brasil o outro quimiotipo de lavanda é diferente por conta do solo e da altitude. A lavanda francesa só tem as propriedades terapêuticas citadas acima porque ela é plantada em determinado solo, temperatura e colhidas em certa época do ano.

Cada óleo essencial para que esteja como precisa ser, vai depender de como a planta foi plantada, quer dizer não pode ser em qualquer lugar, isso diferencia muito. Então por isso existe uma quantidade muito grande de óleos brasileiros, no entanto, a maioria vem de fora, de outros países.

Exatamente por isso, que existe muita pesquisa a respeito desses óleos essenciais plantados em vários lugares do mundo, por exemplo, o sândalo vem do Haiti, o de mirra que vem da Somália, a laranja doce que brasileira, aliás, aqui é maior produtor de laranja doce, e tem limão taiti que também é óleo brasileiro.

Ela tem mais de 5 anos de experiência em escrita para blogs, tanto para si mesma quanto para outros. Nesse projeto, ela orienta pessoas interessadas em melhorar seu bem-estar físico e emocional através do uso desses óleos.

Seu objetivo é tornar acessíveis até os tópicos mais complexos e intimidantes, e ela gosta de mantê-los atualizados com as últimas novidades no mundo dos óleos essenciais, novas descobertas científicas e tendências em bem-estar que estão
em constante evolução.