Aromaterapia para crianças: É seguro e confiável?

A aromaterapia para crianças é uma alternativa de ajudar de forma natural nossos pequenos.

Muito se fala sobre a aromaterapia ultimamente, no entanto existem algumas questões primordiais. Uma das questões que muitas mães e pais praticam é se sua criança pode praticar junto deles. Sendo assim, abordar o tema da aromaterapia para crianças é muito importante. Dessa forma, podemos garantir que há um uso seguro e confortável.

Os filhos de uma pessoa devem ser seus bens mais preciosos, portanto é bom ficar atento quando se trata disso. Nem todos óleos essenciais são indicados para os pequenos. No entanto, as crianças podem se beneficiar grandemente da interação com a aromaterapia.

Com as mudanças no mundo todo nos últimos anos, é comum presenciar crianças com vários problemas. Transtornos de ansiedade, depressão e mais são apenas alguns agravantes que a pandemia trouxe para as crianças. Portanto, a aromaterapia pode ser uma forma leve de ajudar os pequenos.

Portanto, nesse artigo vamos oferecer dicas para fazer a aromaterapia para crianças de forma correta. Além disso, entenda quais são os óleos essenciais indicados e se esse procedimento é seguro.

Comece por aqui!

Aromaterapia para crianças: Saiba o quão seguro é essa prática para os pequenos

Assim como para os adultos, essa prática é benéfica para os pequenos. Porém, é preciso ter alguns cuidados ao utilizar óleos essenciais em crianças. Nunca aplique o óleo essencial por si só de forma tópica na criança. Os óleos essenciais são ricos em benefícios, porém são altamente concentrados. Ademais, quanto mais jovem a criança é melhor evitar aromas poderosos que possam causar alergias ou irritações.

Além disso, podemos mencionar que você deve ficar de olho no pequeno após a aplicação. Também é ideal conferir se o óleo essencial é apropriado para não ter o risco de causar alergias ou irritações no pequeno. Caso ocorra, é preciso retirar o mesmo imediatamente.

Para evitar possíveis alergias e sofrimentos desnecessários, faça o teste de sensibilidade no pequeno. Misture 1 gota do óleo essencial escolhido em 4 gotas de óleo carreador e aplique essa misturinha no antebraço do bebê. Se aparecer manchas ou coceiras não faça o uso do mesmo na criança.

Veja ainda: O que é aromaterapia, benefícios e formas de uso

 

aromaterapia para crianças
Aromaterapia para crianças: menina segurando um frasco com óleo essencial

Quais são os melhores óleos essenciais para usar na aromaterapia para crianças?

Agora que entende de seus riscos e precauções, está na hora de entender quais são os óleos essenciais mais recomendados. Dessa forma, devemos notar que através dos aromas, podemos proporcionar às crianças um sono mais tranquilo, foco nas aulas, aumento do apetite e muitos outros infinitos benefícios. Veja a seguir os mais indicados!

Para cólica, falta de sono ou pesadelos

O choro de uma criança com cólicas é desesperador, nesse caso é ideal usar lavanda ou camomila romana. Ambas possuem o poder de acalmar o sistema nervoso, relaxar e melhorar, o que é importante para ter uma boa noite de sono, ainda é ótimo para aliviar as cólicas intestinais.

A aromaterapia para o bebê dormir costuma ser muito eficiente, aproveite os benefícios dos óleos essenciais recomendados para relaxar e utilize-os de forma correta. São muitos os óleos essenciais para essa finalidade e o óleo essencial de lavanda é excelente para acalmar e relaxar e ainda possui propriedades analgésica e antisséptica.

Ansiedade e estresse

Para crianças que sofrem com ansiedade e estresse, é ideal usar lavanda romana ou mandarina. O aroma da mandarina traz felicidade e alegria e o óleo essencial de lavanda romana traz equilíbrio. O de lavanda é considerado um dos mais queridos, eficiente para acalma e trazer bem estar para crianças muito ansiosas e agitadas.

Falta de apetite, medo ou insegurança

Quando o pequeno está com medo, o ideal é oferecer um óleo essencial de mandarina ou palmarosa. A mandarina auxilia e é excelente para melhorar o apetite e a palmarosa ajuda muito a acalmar as emoções, medos e inseguranças. É recomendado ainda ter orientação de um profissional em aromaterapia. O uso dos óleos essenciais são alternativas naturais, porém devem ser feitas com responsabilidades.

Sendo assim, agora você sabe o jeito mais seguro de fazer a aromaterapia para crianças!

Espero que tenha gostado do conteúdo Aromaterapia para crianças: É seguro e confiável?
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Aromaterapia separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 9 =

Go up