Aromaterapia eucalipto: Entenda sobre seus usos e benefícios

Descubra como a aromaterapia eucalipto pode ser útil em seu dia a dia. Aproveite seus inúmeros benefícios.

Cada vez mais a aromaterapia é buscada por pessoas que desejam ter paz mental e livrar-se de problemas corporais buscando alternativas naturais. Sendo assim, uma das formas mais recomendadas para iniciantes com a utilização de óleos essenciais é a aromaterapia eucalipto. Essa planta pode ter um aroma incrível e trazer diversos benefícios para você.

O óleo essencial de eucalipto possui ricas propriedades que são cicatrizantes e anti-inflamatórias. Ademais, o seu principal componente, o eucaliptol, combate bactérias, fungos e vírus. Dono de um delicioso aroma que refresca e revitaliza, com uma maravilhosa sensação refrescante.

Se você ficou curioso para saber mais sobre a aromaterapia eucalipto, continue lendo. Essa planta pode ser muito mais benéfica do que muitos imaginam! Portanto, veja a seguir sobre todos seus possíveis usos e benefícios.

Comece por aqui!

Aromaterapia eucalipto: Saiba quais são seus principais benefícios

O óleo essencial de eucalipto é feito a partir da extração da planta espécie Eucalyptus globulus por destilação a vapor de suas folhas. Seus benefícios para o alívio respiratório são incríveis, principalmente no inverno, onde ficamos mais suscetíveis a doenças virais.

Dessa forma, o eucalipto age como expectorante e ajuda a limpar o corpo de toxinas, também é usado para reduzir dores articulares e musculares. Sendo assim, a aromaterapia e os óleos essenciais dessa planta são muito usados para:

  • Aliviar tosses e dores corporais, principalmente dores de garganta ou musculares;
  • Melhorar a imunidade do corpo;
  • Rico em propriedades sutis para fazer inalação direta ou aromatização do ambiente;
  • Muito eficiente para tratar gripes e resfriados (aromatização do ambiente, aplicação tópica no peito, costas e solas dos pés).

Através de suas incríveis propriedades, o óleo essencial de eucalipto pode se tornar seu maior aliado, e o melhor de forma natural. Mas se ainda não entendeu como usar ele, é preciso explicar um pouco mais sobre isso. Continue lendo e entenda quais são seus principais usos e benefícios.

Veja ainda: O que é óleo mineral, para que serve e como usar

 

aromaterapia eucalipto
Frascos com óleo de eucalipto

Como usar o óleo essencial de eucalipto na aromaterapia?

Agora que já entende sobre suas vantagens, é bom aprender como usar esse óleo essencial na prática. Sendo assim, como vários óleos, é possível aplicá-lo das mais diversas maneiras. Veja a seguir algumas opções incríveis!

De forma física

A aromaterapia eucalipto é excelente para melhorar e ajudar a tratar estados de gripe, sinusite, rinite, bronquite, pneumonia, dor de garganta, asma e otite. Para auxiliar a respiração, pingue 5 gotas do óleo no difusor elétrico ou réchaud, e deixe no ambiente. Além disso, uma opção é pingar 1 gota no inalador que a pessoa costuma utilizar.

Eficaz ainda para amenizar dores musculares, artrite, má circulação e até celulite, pois a ação deste óleo aquece as regiões doloridas e é anti-inflamatório. Para limpar as vias respiratórias, você pode colocar algumas folhas in natura da planta em uma vasilha com água quente, cobrir a cabeça com uma toalha e respirar o vapor que sobe da vasilha.

No emocional

Para obter seus benefícios use-o no difusor elétrico colocando 5 gotas com um pouco de água ou 2 gotas no difusor pessoal. Dessa forma, você pode se sentir mais relaxado e com menos ansiedade ao longo do dia. O óleo também melhora a concentração no trabalho e estimula o raciocínio, principalmente se for utilizado com o óleo essencial de Limão.

Para purificar ambientes

A aromaterapia eucalipto purifica e limpa os locais de energias negativas. Para aproveitar os benefícios, basta pingar de 5 a 10 gotas para 500 ml de água, em um balde. Depois faça a limpeza dos pisos e banheiros com essa potente mistura. O eucalipto está presente na composição de creme dental, shampoos anticaspa e muitos produtos de limpeza.

Muito utilizado para limpar e higienizar, ao usar desinfetantes de eucalipto o ambiente fica com um aroma delicioso. Não é a toa que muitos produtos de limpeza contém em sua composição óleo ou essência de eucalipto.

 

Espero que tenha gostado do conteúdo Aromaterapia eucalipto: Entenda sobre seus usos e benefícios
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Aromaterapia separados exclusivamente para você :)

Raquel Andrade

Olá, para que você conheça um pouco mais sobre mim vou me apresentar: Eu sou a Raquel Andrade, curiosa e apaixonada por tudo que é natural e orgânico. Tenho mais de 3 anos de experiência em pesquisas e estudos com óleos essenciais. Criei esse blog para compartilhar com você todo o meu conhecimento e informações importantes sobre os incontáveis benefícios que os óleos essências podem acrescentar a sua saúde e rotina diária. Meu objetivo é fazer com que você aprenda os cuidados corretos ao utilizar seu óleo e use a natureza ao seu favor.

Mais histórias no MoeBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =

Go up